Quarta-Feira - 12 de dezembro de 2018
Professor ganha prêmio pelo melhor trabalho do 4º Congresso UnB de Contabilidade e Governança

O professor do Núcleo de Negócios da FHO, Luciano Bastos de Carvalho, teve seu artigo premiado como o melhor trabalho apresentado no 4º Congresso UnB de Contabilidade e Governança, realizado em Brasília/DF, de 28 a 30 de novembro de 2018.

Intitulado "A Lógica Institucional da Hierarquia Municipal como Influenciadora das Práticas do Sistema de Controle Interno Municipal", o trabalho tem a autoria de Luciano (doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP) e de André Carlos Busanellli de Aquino, e consiste em um estudo de caso, conforme resumo:

"Pesquisas demonstram que o Sistema de Controle Interno Municipal não é operante no Brasil. A presente pesquisa se baseia na Teoria Institucional para demonstrar como a lógica institucional influencia a falta de efetividade dos controles locais. Assim, verificamos como as lógicas institucionais internalizadas pelos líderes municipais refletem as práticas do controle interno. Por meio de uma observação participante declarada realizada em município detectamos uma mudança de prática dos líderes no que diz respeito aos resultados apresentados pelo Controle Interno local. Ao utilizar o método de correspondência de padrões, idealizamos as lógicas institucionais de "lealdade política" e de "autonomia técnica". Constatamos que, no ambiente de 2015-2016, a prevalência da tipificação da lógica de "lealdade política" desfavoreceu a efetividade do Sistema de Controle Interno. Por outro lado, a lógica tipificada denominada "autonomia técnica", no ambiente de 2017, fez com que os resultados dos atores do controle local pudessem afetar as práticas do município em estudo, tornando o controle interno efetivo. Outro fator detectado que favoreceu a operação do controle observado foi o engajamento entre a liderança, Secretário de Controle Interno e Prefeito Municipal".