Terça-Feira - 04 de dezembro de 2018
III Simpósio Sankofa: ''Áfricas no Brasil''

Entre os dias 12 e 13 de novembro, o curso de Pedagogia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto, com o apoio da Coordenadoria de Comunidade e Extensão realizou, pelo terceiro ano, o Simpósio Sankofa. Cerca de 200 participantes prestigiaram o evento, que tem como objetivo relembrar a história da resistência da população afro-brasileira e refletir sobre o presente, a partir da educação, em diálogo com outras áreas do conhecimento.

Esta edição teve como tema "Áfricas no Brasil", trazendo uma programação diversificada de palestras, oficinas, cine debates e atividades culturais que movimentaram a comunidade acadêmica, incluindo exposições ao longo do mês de novembro para a comunidade acadêmica e os visitantes da Instituição.

No Prédio "Dr. Roberto Mercatelli" (Central) foram expostas fotografias apresentando o histórico do Simpósio e de personalidades negras da literatura afro-brasileira. No Prédio "ISE", a exposição do Concurso Fotográfico "Áfricas em mim", mobilizou os estudantes a refletirem sobre a herança africana e afro-brasileira em sua vida.

No período da tarde, os professores Gesiel Prado Santos e Renata Luigia Cresto Garcia mediaram cine debates que trouxeram reflexões sobre o racismo e a desigualdade social no Brasil. À noite, coube aos ilustres palestrantes, Janaína Maria Augusto e Casimiro Paschoal da Silva, professores e militantes do movimento negro, apresentarem em palestras as origens africanas do povo brasileiro que foram negligenciadas, além de desmistificar imagens construídas sobre o continente africano.

As oficinas também contemplaram a riqueza cultural afro-brasileira, com atividades como a confecção de bonecas africanas Abayomi, o jogo Yoté (dama africana), ritmos afro-brasileiros, o samba-rock e uma conversa sobre a estética negra a partir do cabelo. Além disso, durante o evento, alunos e professores organizaram uma dança circular, um sarau e um flash mob - estas, resultantes da disciplina "Educação e Cultura para Relações Étnico-raciais", que compõe a matriz curricular do curso de Pedagogia.

Sb