Terça-Feira - 04 de dezembro de 2018
VII Semana da Química contou com programação relacionada às áreas de atuação profissional

No fim de outubro, o curso de Química da FHO realizou a VII Semana da Química, evento voltado a alunos, professores e interessados na área, com palestras e minicursos sobre temas relevantes, promovendo o encontro dos estudantes com profissionais que atuam em diferentes áreas. Cerca de 100 participantes estiveram presentes, incluindo a atuação expressiva dos estudantes que compõe a Comissão Organizadora do Evento.

A abertura da Semana da Química contou com a presença do Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antônio Mendes; da coordenadora do Curso de Química, Profª Dra. Cristiana Aparecida Ittner Mazali e da Profª. Dra. Angélica Raiz Calabria, integrante da Comissão Organizadora do evento. Na ocasião foram proferidas duas palestras: "A importância dos derivados de petróleo e os combustíveis renováveis na matriz energética brasileira", ministrada pelo químico, Dr. Marcos Roberto Monteiro, gerente técnico do CEMPEQC da UNESP de Araraquara e professor voluntário do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSCar e da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira; e "A arte de Conviver", ministrada pela psicóloga e Coordenadora do curso de Especialização em Psicologia do Trânsito da FHO, Profª. Esp. Karen Patrícia Ottani.

No segundo dia do evento, o químico Dr. Renato Pierroti Rossetti, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/Instituto Superior de Ciências Aplicadas, ministrou o minicurso "Atuação do Químico no Mercado Cervejeiro" e uma atividade cultural, direcionada aos participantes e à comunidade interna, foi realizada no pátio do Prédio "Dr. Roberto Mercatelli": a apresentação de Malabares e Pirofagia da aluna de Química, Chirlei Cristina Spinelli.

Para encerrar a semana de atividades, o biólogo Prof. Me. Victor Wilson Botteon - atuante na área de perícias criminalísticas no Estado, com experiência em investigações técnico-científicas, perícias diretas e indiretas em locais de crimes e perícias laboratoriais - ministrou a palestra "Integração das Ciências Forenses na resolução de crimes"; seguida de coquetel de encerramento que contou com a participação dos estudantes, do palestrante, dos professores do curso e da Comissão Organizadora.

Para a coordenadora do curso, Profª Cristiana, a Semana da Química é muito importante para a formação dos estudantes, pois propicia o contato com temas que não são diretamente contemplados na graduação, mas que envolvem conceitos estudados em diferentes disciplinas, favorecendo a percepção destes em relação à aplicação dos conceitos na prática da vida profissional. "Vale ressaltar, também, que os temas são escolhidos com base em uma pesquisa realizada com os próprios alunos, com intuito de motivar a participação deles no evento; e que é muito positivo o envolvimento dos alunos que fazem parte da Comissão Organizadora. As valiosas contribuições dadas por eles ao longo da organização se refletem no contentamento que observamos no transcorrer do evento", comentou.