Quarta-Feira - 14 de novembro de 2018
Aluno de Engenharia de Computação realizou intercâmbio voluntário na Grécia

Já pensou em conhecer pessoas e culturas de diferentes países e ainda contribuir com comunidades pelo mundo por meio de trabalhos voluntários? Esta incrível e desafiante experiência fez parte da vida do aluno do curso de Engenharia de Computação, Thayllo Costa Oliveira, recém-chegado de um período de dois meses em Atenas, na Grécia. "Tudo começou quando comecei a pensar em Plano de Carreira, o que realmente queria me tornar bom fazendo e, consequentemente o que precisaria desenvolver para alcançar esses objetivos. No meio de diversas iniciativas disponíveis visando o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em IES, eu encontrei a AIESEC, que promove liderança através de intercâmbios, onde jovens podem deixar sua contribuição para um mundo melhor, desenvolvendo projetos vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU", explicou Thayllo.

Daí até o embarque para a Grécia não houveram dúvidas. Por meio do programa Global Volunteer (Voluntário Global), promovido por jovens que procuram desenvolver a si mesmo e ao mundo, com o propósito de gerar impacto social, Thayllo pôde contribuir com a ODS10 - "Redução das Desigualdades dentro dos países e entre eles", que objetiva empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

Através de atividades interativas com as crianças do jardim de infância de uma escola em Atenas, o estudante abordou temáticas relacionadas à compreensão intercultural e a abordagem e erradicação de todas as formas de xenofobia. "No período que estive lá, pude explorar o país, conhecer lugares fantásticos, provas comidas sensacionais e vivenciar uma cultura incrível. Mas o que esta experiência mais me proporcionou foi o autoconhecimento, por me inserir em um ambiente totalmente fora da minha zona de conforto, lidando com situações cotidianas imprevisíveis e potencializando minha habilidade de solução de problemas, minha independência, discernimento, maturidade e espírito de liderança", contou.

Para Thayllo, durante a graduação os estudantes passam por momentos que irão definir sua vida e os caminhos que irão trilhar. "A oportunidade de desenvolver um intercâmbio, seja ele voluntário, para o aprendizado de uma língua, pesquisa ou trabalho, traz para a vida uma experiência e um conhecimento imensuráveis. É por isso que é importante que os alunos da FHO saibam desta oportunidade de ajudarem o próximo, se desenvolver profissionalmente e crescer pessoalmente".