Segunda-Feira - 12 de novembro de 2018
CEPE / FHO apresenta novos projetos de indicadores econômicos

O CEPE - Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da FHO apresenta, este semestre, novos projetos para a comunidade: o "Observatório Econômico", os "Indicadores do Mercado de Trabalho" e o "Índice de Confiança do Consumidor". O projeto de extensão universitária, integrado por docentes e alunos do Núcleo de Negócios, tem como objetivo realizar o cálculo e analisar a evolução dos principais indicadores econômicos do município de Araras e região.

Atualmente, a equipe é coordenada pelo Prof. Me. Sidnei de Caria Junior e orientada pelas docentes Me. Lilian Viana, Me. Juliana Mori e conta com mais de 100 alunos inscritos, dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade.

Já conhecido pelo relatório da Cesta Básica, realizado mensalmente, agora o Centro de Pesquisas apresenta novos indicadores importantes para a comunidade:

O projeto "Observatório Econômico" busca atender a demandas pontuais, com o objetivo de realizar, constantemente, o monitoramento da situação macroeconômica da região e do Brasil, e oferecendo análises e perspectivas futuras com relação à economia e repercutindo os principais indicadores lançados semanalmente.

O relatório de "Indicadores do Mercado de Trabalho" monitora as flutuações do emprego em Araras e região, utilizando dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O relatório mensal trará informações sobre admissões e demissões, segmentadas por características como cidade, faixa etária, setor produtivo, sexo e escolaridade, estatísticas importantes para compreender a dinâmica econômica da região, as reações do mercado de trabalho e as oscilações gerais da economia.  As cidades contempladas pelo projeto serão Araras, São Paulo, Mesorregião de Piracicaba, Microrregião de Limeira e Microrregião de Campinas.

E o mais novo projeto do Centro de Pesquisas, que será realizado bimestralmente, é o "Índice de Confiança do Consumidor", que tem como objetivo realizar o monitoramento da situação econômica corrente dos indivíduos de Araras e região, e suas expectativas futuras.

Com dados obtidos através de pesquisa direta com os consumidores do interior paulista - baseada nas perguntas elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) ¿ o projeto propõe gerar um indicador representativo das expectativas dos consumidores da região, que poderá ser usado como (i) instrumento de planejamento para comércio e indústria; (ii) indicativo do nível de atividade econômica futura; (iii) representação da satisfação da população e indicativo de otimismo ou pessimismo sobre a situação futura ou (iv) representação da percepção da população sobre as condições econômicas atuais gerais e sua perspectiva sobre as futuras.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade