Terça-Feira - 06 de novembro de 2018
FHO adquire cromatógrafo líquido para aulas práticas de Química, Eng. Química e Farmácia

A primeira aula prática de Engenharia Química da FHO envolvendo Cromatografia líquida de alta eficiência, ou HPLC (do inglês high performance liquid chromatography) aconteceu recentemente, no Laboratório de Operações Unitárias. Isso foi possível, após a recente aquisição do equipamento, que será usado em aulas práticas também pelos cursos de Farmácia e Bacharelado em Química.

Com o cromatógrafo - que permite a separação de compostos químicos em pequeníssimas concentrações de produto e é utilizado em áreas como a química forense e o controle de qualidade de usinas e indústrias de alimentos - os alunos puderam determinar a concentração de cafeína em uma Coca-Cola e verificar se o resultado era condizente com o apresentado pelo produto. "Os alunos realizaram o processo de controle de qualidade, incluindo todas as etapas de preparação da amostra antes de colocá-la no aparelho. Essa experiência foi muito enriquecedora para eles, por possibilitar a simulação dos processos executados na indústria", contou o coordenador do curso de Engenharia Química, Dr. Ricardo Bruno.

De acordo com o professor, a aquisição do equipamento pela Instituição representa uma grande conquista, em virtude de seu alto custo e sua rara oferta nos cursos de graduação. "Somente instituições de ensino superior públicas da região possuem o equipamento (Unicamp, Unesp, USP São Carlos e UFSCar São Carlos), e todas elas o destinam exclusivamente para a pesquisa. Aqui na FHO utilizaremos o cromatógrafo nos cursos de graduação, oferecendo ao aluno o grande diferencial da formação básica no manuseio e compreensão do equipamento, o que refletirá depois, em sua inserção no mercado de trabalho", explicou.

A partir de agora, o cromatógrafo poderá ser utilizado para a simulação do controle de qualidade realizado, por exemplo, na indústria sucroalcooleira, na indústria de petróleo, na indústria de plásticos ou na indústria alimentícia em geral, ampliando o campo de possibilidades das aulas práticas dos cursos.