Terça-Feira - 06 de novembro de 2018
I Simpósio Multidisciplinar em Saúde teve como foco a atualização, cientificidade e inovação

No dia 27 de outubro, aconteceu na FHO a primeira edição do Simpósio Multidisciplinar em Saúde, com o tema "Novas oportunidades em um mercado cada vez mais competitivo". O evento teve como base a atualização, cientificidade e inovação, e abordou diferentes competências relacionadas aos cursos de Especialização em Farmácia Hospitalar Oncológica, em Análises Clínicas, em Microbiologia Clínica e em Controle e Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), todos sob coordenação da Profª. Dra. Ana Laura Remédio Zeni Beretta.

Mais de 50 pessoas participaram das palestras, que apresentaram novas demandas do Mercado de Trabalho e oportunizaram a discussão de temáticas específicas, que permeiam as práticas do dia a dia, como:"Implantação da Gestão da Qualidade em Saúde - Gestão da Carreira", "Farmacêuticos Atuantes em Oncologia", "Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde", "Prevenção e Tratamento de Feridas" e"Discussão em Casos Clínicos no Laboratório de Microbiologia".

O evento contou com a participação de profissionais atuantes em diversas instituições, como Hospital São Luiz/SP (O Futuro da Prática Farmacêutica no Suporte de Cuidados ao Câncer, com a Profª Ma. Graciane Leite. Palestrante), Unicamp/Campinas, Instituto Boldrini/Campinas (Mucosite Oral: um desafio no cuidado do paciente com câncer, com a Profª. Dra. Regina Mendonça) e Hospital Nove de Julho/SP (Cuidado de Enfermagem ao paciente oncológico: feridas e estomias, com a Profª. Ma. Yolanda Martin). A ex-aluna da Graduação, Especialização e Mestrado da FHO, Profª. Ma. Flávia de Mello Santos Franco de Paula, também esteve presente.

Todos os profissionais convidados compartilharam informações sobre a complexidade do cuidado e a importância da interdisciplinaridade no aspecto técnico-científico, bem como sua experiência no mercado. Além das palestras, o Simpósio também contou com a Mesa Redonda"Cuidados aos Pacientes", visando aprimorar a troca de experiências.

Para a Profª. Dra. Ana Laura Remédio Zeni Beretta, organizadora do evento, o Simpósio é uma oportunidade para o profissional que deseja se atualizar na busca e na transmissão do conhecimento adquirido."Espera-se que esse encontro tenha disseminado as boas práticas baseadas em condutas adotadas em centros de excelência e propicie um espaço para aquisição de novos conhecimentos", disse ela.

Sb