Quinta-Feira - 01 de novembro de 2018
13ª Semana da Biologia promoveu roda de conversa sobre as ''angústias e agonias do universitário''

Durante a 13ª Semana de Estudos da Biologia da FHO, realizada no mês de setembro na Instituição, foi promovida - a pedido dos alunos do curso - uma roda de conversa a respeito das angústias do aluno universitário.

O momento foi chamado de "Angústias e agonias do estudante universitário: diálogos necessários" e as psicólogas convidadas para orientar as reflexões do bate-papo, foram: Andressa Rosa (formada pela Unesp/Assis); Grazielle Guimaraes Pereira (formada pela FHO | Fundação Hermínio Ometto) e Ma. Jessica Thomazini (formada pela FHO e Mestra em Educação pela Unesp/Rio Claro).

A atividade contou com a adesão dos participantes, e promoveu uma excelente troca de experiências - seja no âmbito acadêmico ou pessoal dos estudantes.

De acordo com a aluna Letícia Araújo, a vida acadêmica é um passo muito importante na vida das pessoas. "No entanto, muitos não sabem que para passar nesta etapa, há grandes desafios, que envolvem uma mudança de comportamento (visto que agora você não é mais um adolescente, e é seu futuro que está em jogo), interações com outras pessoas, dificuldades pessoais, medos, pânicos e fatos trágicos. Neste momento, o aluno realmente precisa de um apoio. Às vezes ele fica calado, sorri como se nada acontecesse, mas por dentro há uma guerra de sentimentos, e, muitas vezes, uma conversa amiga, repleta de boas orientações, ajuda muito! Depois da roda de conversa realizada no evento, quando vários alunos tiveram a oportunidade de desabafar sobre suas angústias e desesperos, confesso vi meus amigos mais sorridentes. Parece que tirei um muro dos meus ombros e a importância desta atividade foi tão grande que não há uma forma de estimar. Seria muito interessante ter essa roda de conversa todo final de semestre, pois compartilhando dificuldades, um pode ajudar o outro", disse.

Para a psicóloga Jessica Thomazini, a roda de conversa foi especial, por proporcionar um momento de cuidado e atenção, por meio de um espaço de acolhimento e escuta das angústias presentes na vida dos acadêmicos e futuros biólogos, pesquisadores e professores da área. "A troca de experiências, positivas e negativas, entre os participantes, ressaltou a importância das relações de amizade, da empatia e do cuidado com a saúde física e psicológica, principalmente, em situações estressantes, mas também no dia a dia", comentou.