Terça-Feira - 30 de outubro de 2018
IX Workshop da Pedagogia abordou práticas inovadoras em Educação

No mês de outubro, aconteceu na FHO o IX Workshop do curso de Pedagogia - "Práticas Inovadoras em Educação", evento científico voltado a alunos, professores e interessados no campo da educação, com palestras, oficinas e mostra de trabalhos acadêmicos. Cerca de 150 participantes estiveram presentes nesta edição, que apresentou e discutiu práticas inovadoras em educação escolar, especialmente em virtude das recentes mudanças trazidas pela Base Nacional Curricular Comum.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes, da coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Dra. Aneridis Aparecida Monteiro e do Prof. Esp. Daniel Nepomuceno dos Santos, responsável pela palestra de abertura "Uma nova educação para os desafios contemporâneos". Daniel é pedagogo, historiador, egresso do curso de Pedagogia a distância e tutor da FHO, além de Coordenador de Projetos do Instituto Educacional Jhones Multiservice, cuja missão é transformar vidas através da educação, da cultura e do lazer, visando o protagonismo humano e a evolução social. "Além de discorrer sobre as competências gerais apresentadas no Capítulo Introdutório da Base Nacional Comum Curricular na prática em sala de aula e na vida do educador, Daniel enalteceu o educador como exemplo e agente transformador, para agir na construção de uma sociedade justa e igualitária", contou a coordenadora do curso de Pedagogia.

Ainda sobre a temática, também foram apresentadas as palestras "Jogos de Alfabetização e Matemática", pela Profª. Especialista Aline Sobottka, egressa do curso de Pedagogia e professora de Educação Infantil do Colégio Educar de Mogi-Mirim; "Musicalização", pela Profª. Esp. Juliana Fabri Santesso, Especialista em Pedagogia Musical, proprietária da escola de Música Talento Musical e professora de música há mais de 15 anos na Prefeitura Municipal de Santa Maria da Serra/SP; e "Orquestrando a aprendizagem", ministrada pela Especialista Maria Fernanda Furlam de Macedo Soares, Orientadora Educacional dos alunos do EFII e EM do INSA - Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e pelo Prof. Esp. Marcus Strada Lara Franco, formado em Biologia pela FHO e Diretor Pedagógico do INSA - Instituto Nossa Senhora Auxiliadora.

O evento também contou com a participação das alunas recém-graduadas do curso de Pedagogia, Ariana Aparecida Téo e Daniela Ribeiro dos Santos Campanhollo, com a palestra "Ludicidade na Educação Infantil: estimulando o aprender através da confecção de recursos lúdicos". Segundo elas, durante o Estágio Curricular Obrigatório, realizado no primeiro ano do Ensino Fundamental, notou-se o desinteresse dos alunos pelo que era trabalhado em sala de aula, "uma experiência que desencadeou questionamentos sobre o quanto uma falha no processo de ensino e aprendizagem durante a educação infantil, pode refletir diretamente no interesse da criança no decorrer da sua formação, principalmente na alfabetização". Sabendo da importância de se trabalhar o lúdico em sala de aula, tanto para a criança quanto para o professor, busca-se a utilização de materiais que podem auxiliar na didática das aulas, proporcionando uma maior interação entre todos os envolvidos, o que pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Recentemente, as ex-alunas venceram o concurso de uma renomada instituição financeira, com um projeto de leitura para crianças.

Além das palestras, também ocorreu durante o evento a Mostra Científica dos Trabalhos Conclusão de Curso da Pedagogia, exposição de banners e defesas de Trabalhos. Confira a galeria de fotos abaixo:

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quarta-feira
30°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade