Quarta-Feira - 24 de outubro de 2018
E.E. Profª Yolanda Salles Cabianca foi a vencedora do I Campeonato de Lançamento de Rocketpet da FHO

No dia 03 de outubro, a FHO | Fundação Hermínio Ometto realizou - por meio do projeto FHORocket, dos cursos de Engenharia, o I Campeonato de Lançamento de Rocketpet. O evento, destinado a escolas públicas e particulares, reuniu cerca de 70 alunos, de oito instituições - E.E. Carlota Fernandes de Souza Rodini, Colégio Objetivo Araras, E.E. Dr. Cesário Coimbra, E.E. Dr. Maximiliano Baruto, E.E. Profª Judith Ferrão Legaspe, E.E. Profª. Yolanda Salles Cabianca, Liceu Anglo Araras e Sesi Leme - e contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. José Antonio Mendes, do Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr., do Coordenador do Núcleo de Engenharias, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho, do Coordenador do curso de Engenharia Química, Prof. Dr. Ricardo Luiz Bruno, além de professores da FHO e de toda a equipe Rocket.

A competição consiste no lançamento de foguetes com propulsão de água, construídos somente com garrafas PET, fita adesiva transparente, papelão ou papel cartão e bexiga. Antes do evento, todas as equipes receberam instruções prévias de fabricação dos foguetes e participação nas atividades, ministradas por alunos do Projeto FHORocket. "Uma atividade gratificante: nossos alunos tendo contato com a pesquisa e o ensino. Somente quem sabe tem condições de ensinar", disse o Prof. Dawson Izola, coordenador do Projeto FHO Rocket.

No dia do evento, cada equipe teve direito a dois lançamentos, com seu alcance medido, posteriormente, pela comissão organizadora. O resultado do Campeonato foi:

1º lugar: E.E. Profª Yolanda Salles Cabianca, com alcance de 123,5 m

2º lugar: Sesi Leme, com alcance de 119,6 m

3º lugar: E.E. Profª. Judith Ferrão Legaspe, com alcance de 112,5 m

De acordo com o professor, a primeira competição de foguetes de garrafa PET deixou todos os integrantes do Projeto FHORocket muito animados e envolvidos. "Um evento promovido por alunos, para alunos. O nosso desejo para o próximo ano é de envolver, além das escolas, universidades, e tentarmos homologar um recorde brasileiro de alcance de foguetes de água. Crescer é a meta!", contou.