Terça-Feira - 16 de outubro de 2018
13ª Semana da Biologia reuniu mais de 250 participantes

De 03 a 06 de setembro, aconteceu na Fundação Hermínio Ometto a 13ª Semana de Estudos da Biologia, evento realizado pelos alunos da Instituição, em comemoração ao Dia do Biólogo (03 de setembro). Já tradicional no calendário acadêmico do curso, esta edição contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre alunos, professores, profissionais da área e demais integrantes da comunidade externa.

Com o tema "A Arte de Ser Biólogo", o evento se propôs a trazer palestras, workshops, oficinas, minicursos e exposições, sobre as mais diversas formas de conhecimento humano e as mais diversas áreas de atuação dos bacharéis e licenciados em Biologia, promovendo não só a aprendizagem, mas também o autoconhecimento dos futuros profissionais.

Este foi o segundo ano em que o evento foi organizado pelo Centro Acadêmico, e o primeiro aberto para a comunidade externa, atingindo um número recorde de inscritos e incluindo a participação de alunos de outras instituições de ensino superior da região. "O evento trouxe temas diversos, escolhidos pelos próprios alunos em sala. Tivemos minicursos inovadores, como a Permacultura, a Consultoria Ambiental e Micologia, temas que normalmente não são abordados em aula. Além disso, tivemos muitas atrações culturais e de integração. Para nós, é muito gratificante ver que todo nosso esforço e dedicação gerou um evento tão lindo, que com certeza fará parte da formação dos estudantes participantes, incluindo a nossa. Que venha a próxima!", comentou o aluno Guilherme Fernandes Gonçalves, Vice-Presidente e Coordenador de Comunicação do  Centro Acadêmico de Biologia.

Além das palestras, abertas à todos os inscritos, os destaques da edição foram os Workshops, Minicursos e Oficinas - oferecidos à parte - com rico conteúdo teórico e prático para todos os participantes. Foram eles: "Educação Ambiental", ministrado pelo Coletivo Semente Viva (Unesp Rio Claro); "Permacultura", ministrada por Gabriel de Araújo Mhereb e Danilo Chellegatti; "Morcegos no SAF: um estudo teórico e prático", ministrado pela ex-aluna do curso de Biologia Profª Ma. Ana Elisa Teixeira; "Consultoria ambiental e fauna: o que você não aprende na faculdade", ministrada pela Biotrópica; "Plantas Medicinais", ministrada pela professora da FHO, Dra. Fernanda Oliveira de Gaspari de Gaspi, utilizando o Laboratório de Meio Ambiente e o Jardim Experimental Erva-Doce; "Micologia", ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Henrique Goulin; "Diafanização", ministrada pelo professor da FHO, Me. Marcos Vergilio Correa da Silva; "Aquaponia", ministrada por Christian Güdde Beutner; "Por quê o Veganismo?", com o Prof. Dr. Mauro Cerri Neto e a "Passarinhada no Campus da FHO", workshop de fotografia e observação de aves, ministrada pelos alunos do curso de Biologia da Instituição, Dáfini Bruno e Davi Silva.

Fotos: Lorena Laís Sala, Nathan Costa e Jefferson Camargo