Quarta-Feira - 26 de setembro de 2018
FAPESP concede auxílio regular à Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas

A pesquisadora do Núcleo Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da FHO - vinculada à linha de pesquisa "Fisiologia molecular do metabolismo" -, Dra. Maíra Felonato Mendes, recebeu, pela segunda vez, a aprovação de Projeto de Pesquisa junto à categoria Auxílio Regular, concedido pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O projeto "Cold-Plasma: Ação terapêutica na periodontite experimental", vinculado à linha de pesquisa da professora - "Caracterização da resposta imunológica em modelos experimentais" - terá vigência de 24 meses e estudará os genes envolvidos na periodontite após tratamento com Cold Plasma. Este projeto também pertence ao convênio entre o Engenheiro Dr. Bruno Bellotti Lopes, CEO da empresa Surface - Engenharia e Soluções a Plasma Ltda (Campinas-SP) e a FHO, por meio do Prof. Dr. Thiago Antônio Moretti de Andrade, que envolverá alunos da Iniciação Científica de diferentes cursos de graduação da Instituição e do Mestrado em Ciências Biomédicas.

Com ele, foi aprovada a aquisição de um equipamento de Real Time PCR, que agregará nas análises moleculares deste e dos demais estudos multidisciplinares do Programa de Pós-graduação. Tais análises refletirão na qualidade das publicações resultantes das dissertações, o que é de extrema importância para a avaliação do curso.

O primeiro Auxílio Regular atribuído à Profª Dra. Maíra resultou em dois artigos científicos: "Evolution of Periodontal Disease: Immune Response and RANK/RANKL/OPG System", publicado em 2017 na Brazilian Dental Journal, e "Immune response mediated by Th1 / IL-17 / caspase-9 promotes evolution of periodontal disease", aceito recentemente para publicação na Archives of Oral Biology.

Parabéns à professora e aos demais docentes do grupo, que têm atuado em excelente colaboração!