Terça-Feira - 25 de setembro de 2018
Espécie de canídeo é registrada pela primeira vez visitando o Campus da FHO

Na última semana, os alunos do 2º ano do curso de Ciências Biológicas da FHO, Danilo N. Lima, Davi H. Oliveira, Gustavo A. O. Gomes, Lucas T. Maciel, Marcel V. Britto e Matheus F. R. Cunha, tiveram uma surpresa ao analisar os registros das armadilhas fotográficas instaladas em áreas florestais dentro do Campus da FHO: eles encontraram uma nova espécie visitante no Campus, o Cerdocyon thous, conhecido popularmente como cachorro-do-mato ou lobinho.

Este canídeo nunca havia sido registrado nas áreas da Instituição, por isso a surpresa. "Desde 2014 mantemos registros sistemáticos das espécies de mamíferos e aves no campus da FHO, e nunca havíamos registrado o cachorro-do-mato por aqui. Foi uma grande e feliz surpresa para nós", comentou a Profª Daiane Carreira, que orienta o projeto de Iniciação Científica do qual os alunos fazem parte.

A espécie registrada apresenta ampla distribuição geográfica, mas não suporta bem ambientes urbanizados, sendo frequentemente encontrada em áreas agrícolas e de floresta mais aberta. Sua alimentação é bastante diversificada e entre os itens consumidos estão os frutos. "Essa espécie é um importante frugívoro. Por ser de grande porte, ele pode se alimentar de frutos grandes de espécies florestais e atuar inclusive como dispersor de sementes. Ao fazer esse serviço, o animal está mantendo a floresta a viva, promovendo a regeneração natural de espécies nativas. Tê-lo visitando nosso Campus nos traz esperança que esse animal atue como dispersor nas áreas naturais que mantemos desde quando a Instituição foi criada, como a APP (Área de Preservação Permanente) do córrego do Andrezinho e o Arboreto - mata plantada, na época, pelos atuais membros da Direção da Instituição. Não basta termos nossas áreas de floresta, precisamos que a fauna mantenha seus serviços ecológicos, como a frugivoria e a dispersão de sementes. Neste sentido, é um presente para nós encontrarmos esse belo animal por aqui", finalizou a professora.