Sexta-Feira - 30 de outubro de 2009
Seleção Brasileira de Goalball conquista título inédito nos jogos Parapan-americanos Juvenis. Professor do Curso de Educação Física da UNIARARAS é o técnico

A UNIARARAS está comemorando o grande feito do professor Alessandro Tosim, que é o técnico da Seleção Brasileira masculina de Goalball. A equipe trouxe para o Brasil a medalha de prata na disputa da modalidade nos Jogos Parapan-americanos.

A delegação brasileira que participou dos Jogos Parapan-americanos Juvenis em Bogotá, na Colômbia, volta para casa com o status de campeã geral do quadro de medalhas, tendo conquistado nada menos que 130 delas. Com esse alto desempenho, a primeira escala rumo aos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, foi cumprida com sucesso.

Das medalhas , 80 foram de ouro, 39 de prata e 14 de bronze. O México, vice-campeão geral, subiu um maior número de vezes ao pódio (141), mas obteve 29 ouros a menos.

A competição reuniu, durante cinco dias, na capital colombiana, 600 atletas, dos 13 aos 21 anos, de 14 países, em nove modalidades. O Brasil contou com 90 representantes. Atletas dos nove esportes em disputa retornaram ao Brasil, na madrugada de sexta-feira (23) para sábado, com pelo menos uma medalha na bagagem.

A Seleção Brasileira masculina de Goalball, dirigida pelo professor Alessandro Tosim, enfrentou as seleções da Argentina, Venezuela, Honduras e México, em turno e returno, disputa da qual saíram os classificados para o jogo final. Na semifinal, enfrentou a equipe da Venezuela e ganhou por 11 x 0. Na final, contra os Argentinos, a equipe brasileira foi derrota por 5 x 4, tomando um gol faltando 30 segundos para o término da partida. A medalha de prata representa um título inédito para o goalball brasileiro, já que a modalidade nunca ganhou uma medalha internacional com a equipe de jovens.

O goalball é um esporte coletivo, criado em 1946, pelo austríaco Hans Lorenze e o alemão Sett Haindell, com o intuito de reabilitar soldados que ficaram lesionados do órgão da visão no período de guerra. Diferente da maioria dos esportes paraolímpicos, que foram adaptados dos esportes convencionais, o goalball não sofreu nenhuma adaptação. Ou seja, foi criado especificamente para a pessoa com deficiência visual. É disputado em uma quadra de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. Possui três jogadores, sendo estes: um pivô, um ala esquerdo e o ala direito, O gol tem 9 metros de largura por 1,30 metros de altura. A bola com 1.250 gramas de peso, possui oito guizos dentro. Todas as regras seguem o idioma Inglês, para dar universalização à modalidade.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quinta-feira
23°C
19°C
Chuva: 90% (25 mm)
Menu Acessibilidade