Quinta-Feira - 05 de julho de 2018
Fundação Hermínio Ometto completa 45 anos

A origem da Fundação Hermínio Ometto e sua trajetória histórica sempre estiveram alicerçadas no firme propósito de realização do bem comum. Este ideal foi incorporado pelos nossos fundadores - Dr. Hermínio Ometto, Prof. Jair Della Coletta, Dr. Roberto Mercatelli e Dr. Lauro Michielin - se manteve vivo e se manifesta, ainda hoje, na rotina do trabalho realizado pela Instituição.

Em 10 de julho de 1973, na residência do Dr. Hermínio Ometto, na Usina São João, acontecia a Primeira Reunião Extraordinária do Conselho Superior da Fundação Regional de Ensino Superior em Araras, cinco dias após sua criação em caráter de Fundação Municipal, sob a Lei nº 1.041.

A reunião teve como finalidade "somar forças, no sentido de se instituir na cidade uma Fundação de Ensino Superior, sem fins lucrativos, com o objetivo de criar em Araras uma rede de Escolas de nível superior, que teria o coroamento de suas atividades com a aprovação, pelo Conselho Estadual de Educação, da Faculdade de Ciências Biológicas", registrou Dr. Hermínio Ometto, em Ata.

A Instituição teve início em um prédio no bairro Belvedere, com os cursos de Biologia e Biomedicina. Anos mais tarde, em 1978, transferiu-se para suas novas instalações, construídas em terras doadas pela Usina São João e pela Clínica Sayão, com total apoio de seus representantes, bem como de outros membros da comunidade.

A denominação Fundação Hermínio Ometto surgiu em homenagem a seu patrono, Dr. Hermínio Ometto, que presidiu o Conselho Superior até 1986. Posteriormente, Dra. Duse Rüegger Ometto, esposa de Dr. Hermínio, assumiu a Presidência, demonstrando inestimável e fiel dedicação em sua função, até seu falecimento, em 18 de dezembro de 2017.

Em 1991, pela Lei Municipal nº 2.283, teve concebida sua autonomia administrativa, econômica e financeira. Apesar de seu início estar vinculado a um Decreto Municipal, a Fundação Hermínio Ometto sempre foi gerida sem interferências do poder público. Também sempre trabalhou sem fins lucrativos, mesmo tendo se transformado em entidade de direito privado.

Em 1997, as Faculdades mantidas pela Fundação Hermínio Ometto passaram a denominar-se União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS, integrando, assim, todos os seus cursos. O credenciamento como Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS ocorreu em 2001.

O ideal do Dr. Hermínio Ometto de criar um polo universitário em Araras tornou-se uma realidade que multiplicou cultura e qualidade de vida. A Instituição modificou o cenário cultural da cidade, trazendo para ela uma movimentada vida acadêmica e um produtivo intercâmbio científico.

Desde o início desta trajetória, a Fundação Hermínio Ometto vem assumindo com dedicação o objetivo de integrar seus colaboradores à causa da educação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e honrando as aspirações de seus precursores. Hoje, a Instituição conta com 22 cursos de graduação presenciais; 02 cursos de graduação à distância; mais de 100 cursos de pós-graduação lato sensu, presenciais e a distância; 02 programas de mestrado e mais de 15 mil alunos.

Há 45 anos começava essa história. Hoje, todos fazemos parte dela.