Segunda-Feira - 27 de agosto de 2018
Alunas de Engenharia Química têm trabalhos aprovados no IX Congresso Brasileiro de Gestão de Ambiental

As alunas do 10º período do curso de Engenharia Química integral da FHO, Karina S. da S. Ferreira dos Santos, Mayara Guedes Sabino e Vanessa Lopes Pinto tiverem seus trabalhos de iniciação científica aprovados para o IX Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que esse ano será realizado em São Paulo/SP! As estudantes são orientadas pela Profª. Dra. Aurora M. G. de França Souza, que falou sobre os trabalhos:

- Monitoramento da Concentração de Dióxido de Nitrogênio na Atmosfera por Amostragem Passiva como Parte da Gestão Ambiental em Instituição de Ensino Superior Aluna: Karina S. da S. Ferreira dos Santos
Apresentação Oral
Sobre o trabalho: a aluna utilizou um amostrador passivo de baixo custo, construído por ela, para avaliação das concentrações do gás na atmosfera da FHO nos períodos letivo e não letivo, e traçou comparações entre os resultados.

- Emprego de Bioestimulação com Nitrogênio na Biorremediação in situ de Solo Contaminado com Óleo Diesel Aluna: Mayara Guedes Sabino
Sobre o trabalho: a aluna utilizou a técnica da respirometria de Bartha para avaliar a influência de diferentes concentrações de nitrogênio na biodegradação do óleo diesel e um solo contaminado para esse fim.

- Comparação de Processos Tradicional e com Uso de Solvente Polar para Rerrefino de Óleo Lubrificante Usado e Contaminado (OLUC) Aluna: Vanessa Lopes Pinto
Sobre o trabalho: a aluna desenvolveu em laboratório o rerrefino do OLUC pelos dois processos e avaliou algumas características dos óleos recuperados obtidos, bem como, avaliou algumas etapas dos processos, visando comparar os dois procedimentos de recuperação.