Segunda-Feira - 26 de outubro de 2009
Equipe da UNIARARAS participou do Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional

No período de 13 a 16 de outubro, foi realizado, nas dependências da Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP, o VI Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. Esses congressos acontecem anualmente, em sistema de rodízio, nas escolas militares de formação de oficiais, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Participaram do evento representando a UNIARARAS no Congresso o Prof Aguinaldo Aparecido Gonçalves, o aluno Reginaldo Augusto Basqueira e as alunas Daiane Cristina Carreira e Nathalia Fadel. Todos os alunos são do curso de Biologia.

O Engenheiro Nelson Assumpção Filho, Vice- Presidente da Fundação Hermínio Ometto, e a Profa. MS Cristina da Cruz Franchini, Coordenadora de Comunidade e Extensão, prestigiaram a solenidade de abertura e assistiram a palestra do Ministro Nelson Jobim.

O evento contou com diversas atividades, entre palestras, discussões, painéis e atividades sócio-esportivas, das quais participaram universitários de diversos estados do País, além de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Academia da Força Aérea (AFA) e aspirantes da Escola Naval, formando um público superior a 230 participantes.

As palestras iniciais, cujo tema era "A Estratégia Nacional de Defesa", foram ministradas pelo Ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim, e pelo presidente da Frente Parlamentar de Defesa, deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE). No segundo dia, o tema "O Potencial Energético Brasileiro e a Defesa Nacional" foi debatido por Altino Ventura, secretário de Planejamento de Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, e pelo CMG Emilson Paiva de Faria, Assessor de Relações Internacionais do Estado-Maior da Armada.

Na quinta-feira, a temática das palestras foi "A Amazônia e o Espaço Aéreo Brasileiro" sendo o tema aprofundado pelo General-de-Exército Luis Carlos Gomes Mattos, Comandante Militar da Amazônia, e pelo Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, Comandante do CINDACTA IV. O Congresso contou ainda, no último dia, com a palestra "Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa", ministrada pelo Contra-Almirante Artur Campos, Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, assessorado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Davi Santiago de Macedo.

Os congressistas participaram de painéis de estudo envolvendo professores, alunos, cadetes e aspirantes das instituições participantes, contribuindo ainda mais para o enriquecimento do diálogo entre os militares e acadêmicos. Houve também diversas atividades esportivas como, vôo a vela, paintball, escalada, futebol, basquete e visitas à Fazenda da Academia da Força Aérea.