Sábado - 11 de agosto de 2018
FHO nomeia Prédio Central em homenagem a um de seus fundadores, Dr. Roberto Mercatelli

No último sábado (04), a FHO | Fundação Hermínio Ometto realizou a solenidade de batismo do seu Prédio Central, que agora leva o nome de ''Dr. Roberto Mercatelli'', uma homenagem, in memoriam, a um de seus fundadores.

Nascido em Dourados, em 1904, Dr. Roberto Mercatelli foi cirurgião-dentista. Mudou-se para Araras em 1934, após ter se casado, em 1928, com D. Genny Villas Boas Mercatelli, com quem teve quatro filhos. Foi um dos fundadores e Diretor da Clínica Psiquiátrica "Antonio Luiz Sayão". Em julho de 1973, integrou o primeiro Conselho Superior da futura Fundação Hermínio Ometto como Vice-Presidente, atuando até 17 de julho de 1979, data seu falecimento.

A solenidade contou com a presença de membros do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto e do Conselho de Curadores; integrantes do CONSU - Conselho Universitário; dirigentes, coordenadores de curso e chefes de setores administrativos da Instituição, familiares e amigos de Dr. Roberto Mercatelli.

A vida do homenageado e suas ações em prol da comunidade foram lembradas pelo Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Dr. Enio Vitalli:

"Eu acredito, sinceramente, que idealistas são poucas pessoas na superfície da terra. E é graças a elas que a humanidade tem avançado. Dr. Roberto foi um idealista. Foi um homem que trouxe muito progresso para nossa cidade. Hoje, estamos aqui revisitando sua memória e lhe prestando uma merecida homenagem. Tardia sim, mas feita com muito amor e gratidão. Como era avesso aos holofotes, certamente está nos olhando e dizendo: 'vocês não precisam fazer nada disso, não fiz mais que minha obrigação'. 'Sim, Mercatelli!', nós responderemos. 'Você fez muito mais que sua obrigação. Você fez mais para o povo de Araras do que podia imaginar'. E é com muita satisfação e amor que nós lhe agradecemos, em uníssono".

O Vice-Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Álvares Leite, também proferiu uma verdadeira aula de história ao compartilhar com os convidados os acontecimentos que antecederam a criação da FRESA - Fundação Regional de Ensino Superior em Araras, por seus patronos, Dr. Hermínio Ometto, Prof. Jair Della Coletta, Dr. Roberto Mercatelli e Dr. Lauro Michielin:

"Nossa Instituição dá início, este ano, à caminhada para celebração de seu cinquentenário de Fundação. Então nada mais justo que iniciemos nossos passos homenageando nossos instituidores e contando um pouco dessa história rica e fascinante. Dr. Roberto Mercatelli era desses homens, em que o amor ao bem e a causa da filantropia se constituíam na ideia central que norteava sua vida: "fazer o bem, não importa a quem". Em nome do nosso Conselho Superior afirmo que temos o maior orgulho em pedir emprestado ao Dr. Roberto o seu nome para nosso edifício central. Hoje, o foco de luz que emana dessa casa se espalha por uma vasta região do país. Foco de luz que se mantém brilhante com a mesma chama e alimentado pelo mesmo ideal".

Em seu pronunciamento, o Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes, relatou o consenso observado nos comentários daqueles que conviveram com Dr. Roberto Mercatelli: de que era um homem do bem, preocupado em ajudar ao próximo, dono de uma enorme generosidade e de uma bondade gratuita, e que deixou um enorme legado ao município:

"Temos que honrar e sempre lembrarmos dos Fundadores, daqueles que investiram parte de suas vidas, do seu precioso tempo em prol de uma iniciativa maior. Eles, antes de todos, acreditavam com fé na implantação de uma instituição de ensino superior na cidade de Araras. O nome de Dr. Roberto Mercatelli nunca foi esquecido e, a partir de hoje, será para sempre lembrado. Neste prédio, entre salas, equipamentos, agora ficará a lembrança de alguém importante que, em um passado, se doou a causa de um sonho. Do nosso sonho. Na placa ficará gravado o seu nome. Neste prédio, ficará perpetuado seu trabalho. E para nós, está eternizada a lembrança de um homem simples, que tinha no coração um gigantesco amor ao próximo".

Ao final da cerimônia, familiares de Dr. Roberto Mercatelli receberam com emoção a homenagem e descerraram a placa que eterniza o seu nome no Campus, localizada na entrada do Prédio Central. Em seu discurso, Sr. Erinson Mercatelli, neto de Dr. Roberto, agradeceu à Fundação, em nome da família:

"O que mais me fascina é ver que lá atrás estes quatro líderes já tinham a visão de que a educação transforma o ser humano. E, junto a outras pessoas, realmente transformaram nosso município. Foram pessoas com visão, com ideais que ajudaram a cidade. Só tenho a agradecer, em nome da família Mercatelli, essa homenagem dada ao meu avô e por terem eternizado o nome dele na Instituição".

O Prédio Central foi a primeira construção do Campus, sendo inaugurado em 1978. Ao longo dos anos passou por expansões e, atualmente, abriga salas de aula, laboratórios, clínicas, a Biblioteca, o Auditório, as salas de coordenadores e professores e alguns dos setores administrativos e acadêmicos da Instituição, como a Secretaria Geral, a Coordenadoria de Comunidade e Extensão, as Pró-reitorias, a Diretoria Administrativo-financeira e a Reitoria.