Quinta-Feira - 09 de agosto de 2018
Trabalhos do Grupo de Estudos em Toxicologia e Microbiologia Ambiental são aceitos para apresentação no XV ECOTOX

Mais um grupo de estudos da FHO colhe os frutos da dedicação à pesquisa e ao conhecimento: cinco artigos produzidos por alunos do 10º período do curso de Biologia que integram o GETMA - Grupo de Estudos em Toxicologia e Microbiologia Ambiental, foram aceitos para apresentação no XV Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - ECOTOX, que acontece de 01 a 04 de setembro, em Aracaju-PE.

Desde sua criação em 2015, o GETMA auxilia na formação de biólogos voltados ao diagnóstico, conservação e remediação ambiental, tendo como orientadora a Coordenadora do Núcleo Comum de Saúde, Profª Dra. Cintya Aparecida Christofoletti de Figueiredo.

Trabalhos aprovados para apresentação no XV ECOTOX

Toxicidade do herbicida 2,4-D avaliada no intestino médio de um representante da fauna edáfica (Rhinocricus padbergi - Diplopoda).
Ana Cristina Zullo de Souza, Alana Carolina Moscardi.

Avaliação histoquímica do corpo gorduroso de diplópodos expostos ao herbicida 2,4-D.
Alana Carolina Moscardi, Ana Cristina Zullo de Souza.

Fitotoxicidade de água residuária de fossas sépticas, por meio dos índices de velocidade de germinação de sementes de Lactuca sativa.
Mônica Cyntia Ferreira Santos; Cleiton Pereira de Souza (ex-aluno do curso de Especialização em Toxicologia); Monique Beatriz Barbosa; Vitor Rodrigues da Cruz.

Avaliação da genotoxicidade da vinhaça de cana-de-açúcar fitorremediada por Eichhornia crassipes por meio do teste de micronúcleo em eritrócitos de Oreochromis niloticus.
Mônica Cyntia Ferreira Santos, em parceria com os alunos da UNESP/Rio Claro: Ana Claudia de Castro Marcato; Jorge Evangelista Correria e a co-orientadora da UNESP, Carmem Silvia Fontanetti.

Fitotoxicidade de solo impactado por rejeitos de minério utilizando Allium cepa como bioindicador.
Trabalho produzido como parte dos resultados do trabalho realizado pelas alunas com a coleta de solo do desastre de Mariana (MG).
Monique Beatriz Barbosa; Paola dos Santos da Silva; Alana Carolina Moscardi e Prof. Matheus Mantuanelli Roberto (como co-orientador).

Sb