Quinta-Feira - 19 de julho de 2018
Professora do Mestrado em Ciências Biomédicas vai fazer Pós-doutorado nos EUA

A professora do Programa de Mestrado em Ciências Biomédicas da FHO| Fundação Hermínio Ometto, Dra. Maria Esmeria Corezola do Amaral embarca, em breve, para os Estados Unidos, para realizar seu pós-doutorado.

Durante um ano, Dra. Maria Esméria irá desenvolver o projeto "Efeito da restrição calórica em ilhotas pancreáticas isoladas sobre o acoplamento celular, impacto da atividade elétrica e da oscilação de Ca2+ intracelular", sob a orientação do Dr. Richard Benninger, no Departamento de Bioengenharia da Universidade do Colorado - Campus Anschutz Medical, em Denver. A pesquisa será fomentada com uma BPE - Bolsa de Pesquisa Exterior da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

No laboratório do Prof. Richard Benninger, a professora irá estudar a comunicação entre as células da ilhota pancreática e a regulação da secreção de insulina e de glucagon para a manutenção da homeostase glicêmica em função do ganho de peso adquirido (dietas hiperlipídicas). "Os objetivos foram delineados de forma a ampliar os conhecimentos e fortalecer as linhas de pesquisas desenvolvidas no Mestrado em Ciências Biomédicas da Fundação Hermínio Ometto, do qual faço parte", contou a professora.

De acordo com o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Instituição, Prof. Dr. Marcelo Augusto Marreto Esquisatto, "a professora agregará aprendizado ímpar nesta área do saber e, no seu retorno, oferecerá inúmeros conhecimentos aos alunos/docentes da Instituição, além de iniciar um novo processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas, em que é pesquisadora/orientadora".

Sb