Terça-Feira - 17 de julho de 2018
Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da FHO: mais de 160 atendimentos prestados à comunidade no 1º semestre

O primeiro semestre de 2018 foi de muito conhecimento e atividades para a LASCO - Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da FHO. No projeto de extensão universitária, multiprofissional e transdisciplinar, os alunos realizam atividades extraclasse e desenvolvem ações voltadas para a promoção da saúde e da educação, criando oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico e se inserindo na realidade da comunidade local para aquisição de maior experiência clínica em atenção básica.

A LASCO teve início em fevereiro de 2017 e hoje conta com 28 integrantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina e Odontologia da Instituição, sob coordenação da professora da FHO e idealizadora da LASCO, Dra. Clarice Santana Milagres.

Semanalmente, os estudantes realizam ações junto à comunidade do município de Araras, com o objetivo de promover a saúde, transformação e empoderamento social, executando estratégias de fortalecimento do autocuidado em saúde. Atualmente, as atividades são desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde "Oswaldo Salvador Devitte" e abrangem os bairros Parque Industrial, Vila São Jorge, Jardim de 15 Agosto, Vila de Barro, Condomínio Arnaldo Mazon e Narcizo Gomes. Além disso, as visitas domiciliares para acompanhamento de casos levantados como demanda pelas UBS já são rotineiramente executadas.

Após visita à Secretaria Municipal de Saúde e reconhecimento das necessidades de atenção pela LASCO junto à coordenação de Atenção Básica do Município, mais de 160 atendimentos já foram realizados no primeiro semestre, em ações como visitas domiciliares à acamados, idosos, ou pessoas com feridas operatórias ou doenças mentais; consulta a gestantes e puericultura; consultas pediátricas domiciliares; teste de acuidade visual; campanhas nas escolas sobre saúde bucal, combate aos piolhos, vacinação contra poliomielite e desnutrição, entre outras atividades.