Terça-Feira - 17 de julho de 2018
Professora do Mestrado em Ciências Biomédicas realiza estágio internacional em Santiago, no Chile

A professora de Genética e Biologia Molecular, do Programa de Mestrado em Ciências Biomédicas da FHO, Dra. Camila Andréa de Oliveira, embarcou recentemente para Santiago, no Chile, onde realiza estágio internacional. Até o início de agosto, Dra. Camila será orientada pelo Prof. Dr. Xavier Figueroa, da Pontificia Universidad Católica de Chile na pesquisa das conexinas (proteínas responsáveis pela formação das bases moleculares de genes envolvidos na comunicação intercelular) com estudos funcionais em cultura de células endoteliais. "Minha linha de pesquisa e a do Dr. Figueroa são totalmente diferentes, porém aprender sobre os estudos funcionais das proteínas que estudo atualmente, seria enriquecedor", disse Dra. Camila.

Assim, seu objetivo no Laboratorio de Biología Vascular do Departamento de Fisiología da Faculdad de Ciencias Biológicas, será aprender a fazer cultivo de células endoteliais e analisar funcionalmente as gap junctions (canais de comunicação intercelular formado pelas conexinas), por meio do projeto "Novel mechanism of nitric oxide-mediated regulation of resistance artery function by the control of connexin and pannexin-formed channels".

A pesquisa será realizada com uma Bolsa de Pesquisa no Exterior da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. "Acredito que um estágio em um laboratório de referência na área me fornecerá conhecimentos práticos, para que eu tenha ideias, que poderão enriquecer minha linha de pesquisa. Além disso, conhecer como as pessoas de outros países trabalham, as facilidades e dificuldades que têm para desenvolver seus projetos e suas rotinas na área da pesquisa é uma contribuição muito valiosa", contou a professora.