Quarta-Feira - 04 de julho de 2018
Alunos realizam campanha de orientação sobre Asma na Clínica de Fisioterapia

No início de junho, alunos do curso de Fisioterapia da FHO realizaram uma campanha de orientação sobre a asma e o controle dos fatores desencadeantes, como parte avaliativa da disciplina de "Fisioterapia Pneumofuncional II". A atividade foi orientada pelas professoras Dra. Cristina Aparecida Veloso Guedes e Esp. Giulia Iracelis Passarini da Silva e realizada em parceria com os setores de estágio em Saúde Coletiva e Cardiorrespiratório e Doenças Crônicas.

O projeto teve como objetivo conscientizar os pacientes no setor Cardiorrespiratório da Clínica de Fisioterapia sobre a asma, mostrando como é possível conviver com a mesma, a importância da adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico e como controlar os fatores desencadeantes, reduzindo crises. Para isso, foi realizada uma explicação simples para conscientizar os pacientes sobre a patologia, seguida de uma dinâmica com mitos e verdades sobre a doença envolvendo todos os presentes.

Para os alunos César Honório, Letícia de Lima, Raul Wiltler e Taynara Teixeira de Lima, responsáveis pela atividade, a campanha teve pontos positivos, incluindo a oportunidade dada aos discentes de demonstrar os conhecimentos sobre a patologia para os pacientes. "Experiências como estas nos ajudam a criar uma afinidade, não só com o assunto abordado, mas também com os pacientes, e nos fazem sentir ainda mais capazes e seguros na prática das atividades".