É com muito orgulho que a FHO comemora mais um feito do professor do curso de Educação Física, Me. Alessandro Tosim, técnico da Seleção Brasileira masculina de Goalball. A equipe conquistou o bicampeonato mundial na modalidade em Malmö, na Suécia, no início de junho, vencendo a Alemanha por 8 a 3, no estádio Baltiska Hallen.
O evento contou com a presença de 16 seleções masculinas e 12 femininas. "O mundial foi a competição mais difícil desde a paralimpíada do Rio. As equipes estavam muito bem preparadas! Agora é focar no Jogos Parapan-americanos de Lima em 2019 e a busca da tão sonhada medalha de ouro em Tokyo 2020", contou o professor.
Além do bicampeonato, a equipe soma outras vitórias: ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara; prata na Paralimpíada de Londres; ouro no Campeonato Mundial na Finlândia; ouro no Parapan-Americano em Toronto; bronze na Paralimpíada do Rio e ouro na Copa América.
Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o Goalball é o único esporte paralímpico não adaptado, que tem como base a percepção tátil e, principalmente auditiva.
As partidas acontecem entre duas equipes, com três atletas cada, com o objetivo de fazer gols, e durante o jogo os atletas têm a função de arremessar e defender a bola - que possui guizos em seu interior para que os jogadores saibam a sua direção - e que deve tocar em determinadas áreas da quadra para que o lance seja considerado válido.
Com informações: Comunicação CBDV
Foto: Tadeu Casqueira/CBDV
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339