Segunda-Feira - 25 de junho de 2018
Maio Amarelo da FHO contou com ações de mobilização para a comunidade interna e externa

Pelo segundo ano consecutivo, a FHO aderiu ao Movimento Maio Amarelo, com ações de mobilização promovidas pela Coordenadoria de Comunidade e Extensão, por meio da Liga de Traumatologia e Emergência (LTE), com o apoio da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de alunos e professores da Instituição. Este ano, as ações de mobilização envolveram a comunidade acadêmica - colaboradores e alunos - e a comunidade externa, com atividades multiplicadoras voltadas à conscientização e orientação de motoristas e pedestres, visando um trânsito mais seguro.

O Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em todo o mundo. Em 2018, o Movimento trouxe o mote "Nós somos o trânsito", com o intuito de fomentar discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução deste número, estimulando a participação de todos os condutores de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros.

Assim, dentro da FHO foram realizadas diferentes atividades: conscientização em sala de aula; palestras informativas para os motoristas de vans que transitam pelo campus e pelas estradas diariamente; uma campanha de conscientização com o Simulador de Realidade Virtual da ARTESP, o Rodovírtua e um simulado de acidente de trânsito envolvendo vítimas, que chamou a atenção de todos, e foi realizado pela LTE com a participação do SAMU Araras.

No âmbito externo, mais ações foram realizadas com o envolvimento de alunos e professores da Instituição em atividades de orientação aos condutores, com a distribuição de folhetos informativos em diferentes horários, na Praça Barão de Araras, e no grande simulado de múltiplas vítimas, organizado pela Prefeitura Municipal de Araras, e realizado em frente ao Teatro Estadual "Maestro Francisco Paulo Russo".

Além de participarem como atores, nossos alunos e professores integrantes da Liga também realizaram um excelente trabalho de maquiagem realística de lesões, queimaduras, fraturas e hemorragias - que enriqueceram a cena.

#nossomosotransito #maioamarelo e #fhonomaioamarelo

ATENÇÃO: as imagens abaixo são de simulações de acidentes.