Sexta-Feira - 08 de junho de 2018
Alunos do curso de Pedagogia realizam desafios sobre os tipos de conhecimento na Arena

Alunos do curso de Pedagogia da FHO | Fundação Hermínio Ometto participaram de uma atividade prática relacionada aos estudos realizados sobre os três tipos de conhecimento que uma criança pode aprender na Educação Infantil: Conhecimento Social, Conhecimento Lógico-matemático e Conhecimento Físico. O exercício foi ministrado pela Profª. Dra. Marina Cyrino e teve como base teórica os livros das autoras Constance Kamii e Rheta Devries que, apoiadas na teoria construtivista, oferecem diversos exemplos de atividades e possibilidades para desenvolver em sala de aula, promovendo a aprendizagem infantil por meio de desafios.

Os grupos de estudantes foram distribuídos pela Arena, apresentando desafios voltados aos adultos, para vivenciarem e aprenderem na prática os três tipos de conhecimento. Entre eles: descobrir como fazer uma sombra colorida; descobrir que objetos afundam ou boiam e pensar em suas propriedades físicas; mover-se de um lado ao outro sem colocar os pés no chão utilizando cilindros; realizar desafios culinários; montar rampas com pedaços de madeira de modo que uma bola possa fazer uma curva; transportar a água de uma bacia à outra sem tirá-las do lugar e sem mover copos; tentar adivinhar qual é o recipiente que enche mais rápido observando seus furos e tamanho; acertar alvos de diversos tamanhos e pesos; além de atividades com pêndulos e produção de sons musicais com arte.