Quarta-Feira - 23 de setembro de 2009
Atletas da Ginástica Rítmica da UNIARARAS na Seleção Brasileira

Duas ginastas reveladas pela UNIARARAS  treinam, agora, para representar o Brasil no Mundial da Bulgária, em 2010.

Amanda Gaspar Ricci e Nayara Monique Bredes, ambas com 14 anos, estão de malas prontas. Vão deixar a cidade de Araras, onde nasceram, para ganhar o Mundo. Amanda e Nayara entraram no programa de Iniciação à Ginástica Rítmica da Uniararas em 2006. Desde o início, demonstraram garra e vontade de vencer, e logo passaram a integrar a equipe de competições.

Os resultados não demoraram a surgir. A equipe de GR da Uniararas conquistou dois vice-campeonatos da categoria "Conjuntos" nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, em 2008 e 2009. Na categoria individual, Nayara ainda levou medalha de prata apresentando-se com mãos livres, corda e arco.

O desempenho das atletas ararenses nas competições chamou a atenção da técnica Yordanka Zarkova, treinadora da equipe de Ginástica Rítmica de Cotia, município da região metropolitana de São Paulo. Vinda da Bulgária, um dos países com maior tradição na Ginástica, Yordanka responde também pela Seleção Brasileira de Ginástica Estética de Grupo.

E foi na Ginástica Estética de Grupo que Yordanka enxergou potencial para nossas atletas. O convite surgiu depois de uma bateria de testes feita no último final de semana em Cotia. Acompanhadas dos pais e de pelo menos uma centena de rivais, Amanda e Nayara mal acreditaram quando ouviram o resultado. "Foi muito emocionante", diz Nayrara. "É o sonho da minha vida", completa Amanda.

Amanda e Nayara ficarão alojadas na cidade de Cotia, sob os cuidados da Seleção Brasileira. Elas continuarão estudando regularmente e a rotina de treinos começará assim que toda a documentação esteja aprovada.

Para a treinadora da equipe de Ginástica Rítmica da Uniararas, Professora Patricia Mori, a alegria da conquista é maior do que a dor da despedida. "A cidade de Araras e a Uniararas não estão perdendo estas atletas, mas ganhando duas novas representantes ilustres pelo Mundo", diz a professora, emocionada. A auxiliar técnica Thais Di Cavallotti também emcionada relata "As meninas tão realizando um sonho e isto é muito importante para elas e para a equipe da Uniararas".

Agora, a GR UNIARARAS trabalha para repor as peças. Das duzentas alunas que freqüentam o programa de Ginástica Rítmica gratuitamente, duas subirão para a equipe de treino para competições.  O objetivo é continuar fazendo bonito nos campeonatos e revelando novos talentos. O próximo desafio já está marcado para novembro: O Torneio das Estrelas, na cidade de Pindamonhangaba, região do Vale do Paraíba.

Para Amanda e Nayara o foco está em 2010, quando as ararenses estiverem na Seleção Brasileira, representando o País no Mundial de Ginástica Estética de Grupo, que acontecerá na Bulgária. Elas contam com a torcida de Araras e de todo o Brasil.

Entenda a Ginástica Estética de Grupo

A modalidade, representada no Brasil pela sigla G.E.G, mescla exercícios de agilidade, equilíbrio e força. Os movimentos assemelham-se aos da Ginástica Rítmica, mas sem a utilização dos aparelhos tradicionais da GR: Arco, Fita, Corda, Maça e Bola.

Outra característica que diferencia as duas Ginásticas é a quantidade de atletas no tablado: enquanto um grupo de Ginástica Rítmica apresenta-se com 5 meninas, a Ginástica Estética de Grupo se vale de 10 integrantes.

A Ginástica Estética de Grupo ainda não é reconhecida como esporte Olímpico, mas já conta com campeonatos por diversos países. Os principais representantes são a Rússia, Finlândia, Ucrânia e Estônia.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade