Terça-Feira - 22 de maio de 2018
Professor da FHO publica artigo na mais tradicional revista de RPG do mundo

O professor de Leitura e Produção de Textos da FHO, Pedro Panhoca da Silva, teve uma resenha de livro publicada na mais antiga revista e fanzine de RPG (Role-playing Game) do mundo, a Alarums & Excursions, n. 511 (maio de 2018), chamada "A gamebook out of the ordinary: Renascido".

Nela, o professor descreve sobre como o livro-jogo - "uma mistura de narrativa não sequencial com regras de jogo de RPG" - resenhado Renascido, de Carlos Klimick, foi importante para o Brasil por ter sido o primeiro que buscou criar uma temática nacional e não mais imitar o modelo europeu desse tipo de literatura lúdica. Desde fevereiro deste ano, o prof. Pedro colabora mensalmente com a publicação, com o envio de artigos resenhas do que considera "clássicos" dos livros-jogos brasileiros, parte integrante de sua dissertação de mestrado.

RPG é um tipo de jogo em que os participantes assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. O livro-jogo, por sua vez, mais se parece com um "RPG individual": o leitor é o único jogador; o livro, seu "mestre".