Sexta-Feira - 04 de maio de 2018
Alunos de Fisioterapia realizam ações preventivas na saúde do trabalhador dos colaboradores da FHO

O Fisioterapeuta na Saúde do Trabalhador se volta ao ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios da cinesiologia humana, decorrentes de alterações de órgãos ou sistemas provocados pelo trabalho. Seu objetivo principal é promover a adaptação das condições de trabalho às características do ser humano, ou seja, a adaptação do posto de trabalho ao trabalhador, para que possa desempenhar suas funções com qualidade.

Em 2015, o Estágio de Fisioterapia em Saúde Coletiva do curso de Fisioterapia da FHO iniciou a realização de ações preventivas, promocionais, preservadoras e reabilitadoras de saúde junto aos colaboradores da Instituição, sob a supervisão da Profª Jaqueline Feitoza de Araújo Zanobi. Este ano, as atividades tiveram continuidade sob a supervisão da Profª Cristina Battiston, em 11 departamentos: Marketing, Processo Seletivo, Atendimento ao Aluno, Almoxarifado, Contabilidade, Contas a Receber, Biblioteca, Cobrança, Apoio Docente, Compras e Pós-graduação.

No momento da visita, os alunos do estágio avaliam o colaborador durante a execução da tarefa, assim como o mobiliário e o posto de trabalho, para detectar as condições ergonômicas e propor mudanças, desenvolvendo a cinesioterapia laboral de acordo com as demandas de cada departamento. As impressões sobre a atividade são muito boas:

"Acreditamos que o trabalho que está sendo realizado em nosso setor é de grande valia, pois são minutos em que conseguimos ter momentos de relaxamento muscular, auxiliando no bem-estar e no desempenho de nossas funções. Agradecemos às meninas pela atenção e dedicação conosco."

Setor: Atendimento ao aluno II

"Estamos gostando muito da ginástica laboral, pois promove o relaxamento do corpo e da mente. Gostaríamos de fazer a atividade mais um dia na semana."

Setor: Atendimento ao aluno I

"A ginástica laboral é muito importante, pois ajuda a prevenir certas doenças, e sempre é feita de uma forma diversificada, não ficando cansativa. As dinâmicas apresentadas também são muito importantes para a interação da equipe."

Setor: Contas a pagar/ Contabilidade

Chuva: 90% (17 mm)