Quarta-Feira - 02 de maio de 2018
Ex-aluna de Estética da FHO iniciará doutorado sanduíche em laboratório francês de referência

A FHO se orgulha em receber notícias dos graduandos e pós-graduandos da Instituição. É sempre motivo de alegria acompanharmos os caminhos seguidos por nossos discentes em direção às escolhas profissionais e a novos desafios. Esta semana, a boa notícia veio da ex-aluna do curso de Estética, Amanda Costa Caritá, que vem trilhando sua história na área científica desde 2011.

Durante a graduação, Amanda já demonstrava interesse pela pesquisa. Seu trabalho de conclusão de curso, escrito sob orientação do Prof. Dr. Armindo Antonio Alves, teve como objetivo avaliar a capacidade antioxidante dos extratos da Goiaba (P. guajava) e sua vida acadêmica lhe rendeu o prêmio de "Mérito Acadêmico e Louvor" da FHO.

A partir de então, Amanda buscou dar continuidade à sua formação na área. Defendeu o Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) na Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, sob orientação da Profª Dra. Karin do Amaral Riske e co-orientação da Profª Dra. Eneida de Paula; e atualmente, realiza o Doutorado em Medicina Translacional pela Unifesp, trabalhando com o desenvolvimento de sistemas de liberação de tópicos para ativos cosméticos e dermatológicos, sob orientação da Profª Dra. Gislaine Ricci Leonardi e co-orientação da Profª Dra. Karin do Amaral Riske.

O projeto levou a pesquisadora a receber duas bolsas de incentivo à pesquisa - uma pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e uma pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - para realizar o doutorado sanduíche no LAGEP - Laboratoire d'Automatique et de Génie des Procédés, daUniversidade de Lyon, na França, através da colaboração dos três grupos de pesquisa - dois nacionais e um internacional.

Durante um ano, Amanda irá trabalhar com o Diretor de Pesquisa na área de Engenharia Farmacotécnica, Dr. Yves Chevalier, autor de ampla e reconhecida produção científica (160 artigos publicados, 9 patentes, 20 capítulos de livros), com vasto conhecimento em sistemas emulsionados, suspensões e tensoativos.