Quarta-Feira - 18 de abril de 2018
Equipe FHO Rocket se prepara para o V Festival Brasileiro de Minifoguetes

A Equipe FHO Rocket já se prepara para fazer sua estreia no V Festival Brasileiro de Minifoguetes, maior evento de minifoguetes do Brasil em número de equipes, participantes, categorias, lançamentos e apogeu, que acontece de 28 de abril a 1º de maio, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR).

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR), organizado pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR; Grupo de Estudos em Aerodinâmica de Veículos Autopropelidos (GREAVE)/UP e Grupo de Foguetes Tsiolkovski da UTFPR-FB, com o apoio da UFPR, UP, UTFPR e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Além de realizar competições com minifoguetes em 9 categorias, com apogeus entre 50 e 3048 metros, o Festival também tem como objetivos apresentar inovações em minifoguetes; promover a integração de cursos, instituições e grupos de pesquisa; despertar e motivar vocações para as áreas científicas e espacial e difundir o espaçomodelismo/foguetemodelismo e a aeroespaçonáutica. "Esta é a primeira vez que a FHO consegue levar uma equipe de Rocket Design para uma competição nacional, o que mostra a competência dos alunos. Vamos levar para o torneio todo aprendizado que adquirimos na Instituição, mas também analisar e pesquisar como são os projetos das outras equipes, para adquirirmos mais experiência", contou a aluna Daniele Albuquerque.  Os alunos competirão na categoria H1500.

Sobre a FHO Rocket

Composta por 27 alunos do Núcleo de Engenharia, juntamente com um professor coordenador e um professor orientador, a Equipe FHO Rocket tem como objetivo a construção de foguetes de pequeno porte para participar de competições nacionais. No último ano, a equipe realizou dois lançamentos teste - um com utilização de paraquedas e outro sem paraquedas, e desenvolveu 11 artigos científicos, com o auxílio do professor, que serão publicados futuramente.