Terça-Feira - 17 de abril de 2018
I Fórum Interdisciplinar da Liga de Traumatologia e Emergência da FHO

Na noite de 06 de abril, o Auditório da FHO encheu de alunos, professores e integrantes da comunidade externa para o I Fórum Interdisciplinar da Liga de Traumatologia e Emergência. O evento teve como objetivo reunir novos e antigos integrantes da Liga, fomentar a interdisciplinaridade e divulgar a importância da prevenção de acidentes e dos primeiros-socorros.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes e da Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini. Em seu discurso, Dr. Mendes ressaltou a alegria de ver eventos que instigam o compartilhamento do conhecimento, enchendo um auditório em uma sexta-feira à noite. "A finalidade básica desta ‘casa’ é o Ensino. Com a tecnologia, cada vez mais temos acesso às informações, mas nada substitui um evento dessa natureza, quando temos a presença de profissionais qualificados, gerando debates e trazendo informações para nós", disse ele.

O coordenador do curso de Enfermagem da FHO e Diretor da Liga de Traumatologia e Emergência, Prof. Me. Antonio Francisco Peripato Filho, também relatou sua alegria em relação ao evento. "Eu vivo um sonho hoje, sonhado há nove anos. Eu queria que os meus alunos sentissem o que eu sentia no pronto atendimento ou em uma ambulância ao resgatar uma vida. Queria que eles pudessem ver com os meus olhos a gratidão das pessoas que eu ajudei. Queria que eles vestissem um uniforme e sentissem orgulho dele. (...). Desejei que eles fizessem parte de algo grandioso e fizessem a diferença na vida das pessoas. Hoje, orgulhoso, percebo que tudo o que imaginei não é quase nada perto do que a Liga se tornou. Enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, biomédicos, biólogos, vestem a mesma camisa e conversam sobre o mesmo tema. Se ajudam. Militam não em causa própria, mas em benefício do outro. Hoje vivo um sonho que nem era só meu".

O Fórum foi dividido em dois momentos: a mesa redonda "Atendimento interdisciplinar em Intoxicações Exógenas", contou com a presença da Esp. Flávia Mirela Zancheta Campanha, farmacêutica responsável pela Farmácia Ensino da FHO; do aluno Vítor Rodrigues da Cruz, biólogo e aluno de Bacharelado, integrante do Projeto de Extensão "Atividades Lúdicas e Zoologia no Meio Ambiente " da FHO; e da Profª Dra. Maira Felonato Mendes, pesquisadora e professora nos cursos de Graduação e Mestrado em Ciências Biomédicas da FHO.

Em seguida, a palestra "Prevenção de Acidentes Domésticos", foi ministrada pela Profª Dra. Simone de Campos Vieira Abib, médica, Presidente da ONG Criança Segura, com experiência em Cirurgia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Trauma e Oncologia Pediátrica.