Quarta-Feira - 07 de março de 2018
Projetos do Grupo de Estudos em Organizações, de Engenharia, geram publicações científicas

Os resultados obtidos no último ano pelo Grupo Estudos em Organizações, coordenado pela Profª Dra. Ivana Salvagni Rotta, demonstram a importância dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos de Engenharia na Instituição.

Os alunos do curso de Engenharia de Produção, Luana Vieira Barreto, Branca Scannapieco Della Coletta e Plinio de Castro Grande, tiveram seus trabalhos publicados na forma de um livro e capítulos de livro. Gabriela de Souza Raymundo, Bolsista PIC-FHO, também publicou um capítulo de livro e artigos no 20th Congress of International Ergonomics Association - IEA 2018, e os apresentou no XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2017), e no VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO 2017).

E os alunos de Iniciação Científica, Maria Carolina Corrocher, Paula Melo, João Pedro Borges Serrano e Hellen Santos, também tiveram artigos aceitos no VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO 2017). Confira abaixo detalhes das publicações:

LIVRO

• BARRETO, L. V.; ROTTA, I. S. Análise do perfil dos alunos de engenharia de uma instituição de ensino superior através do Modelo de Felder e Silverman.1. Ed. Nova Edições Acadêmicas, 2017.

CAPÍTULOS DE LIVRO

• RAYMUNDO, G. DE S.; ROTTA, I. S. Qualidade de vida no trabalho (QVT): uma análise bibliométrica. In: Tópicos em Administração. 1ed. Belo Horizonte. Editora Poisson, 2018, v.1, p.249-257.

• OLETTA, B. S. D., ROTTA, I. S. Os resultados e as dificuldades encontradas na implantação das ferramentas Lean Manufacturing em uma empresa de pequeno porte no setor de móveis. In: Gestão da Produção em Foco. Belo Horizonte. Editora Poisson, 2018, v.8, p. 44 - 54.

• GRANDE, P. de C., ROTTA, I. S. Estudo das principais estratégias utilizadas pelas empresas do setor de linha branca no cenário competitivo atual. In: Gestão da Produção em Foco. Belo Horizonte. Editora Poisson, v.8, 2018, p. 90 - 97.

ARTIGOS PUBLICADOS

• RAYMUNDO, G. DE S.;ROTTA, I. S. Analyses of musculoskeletal disorders among Aesthetic students applying the methods: REBA, NORDIC and FSS. In: 20 th Congress International Ergonomics Associaton (IEA), 2018, Florence.

• RAYMUNDO, G. DE S.;ROTTA, I. S. Análise de distúrbios musculares: um estudo de caso na área de estética. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017, Joinville - SC. "A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção", 2017.

• RAYMUNDO, G DE S.; ROTTA, I. S. Aplicação de métodos ergonômicos na análise de distúrbios musculares em alunas do curso de Estética. VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2017, Ponta Grossa - PR. "Engenharias no Setor Alimentício", 2017.

• PASCOTTI, J. K. S.; BARBOSA, J. C.; ROTTA, I. S. Elaboração do mapa de competências da disciplina Projeto de Fábrica de uma IES. VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2017, Ponta Grossa - PR. "Engenharias no Setor Alimentício", 2017.

• MELO, P.; SANTOS, H.; CORROCHER, M. C.;SERRANO, J. P. B; ROTTA, I. S. Proposta de aplicação de ferramentas Lean Manufacturing em uma empresa de pequeno porte de cachaça artesanal no Sul de Minas Gerais. VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2017, Ponta Grossa - PR. "Engenharias no Setor Alimentício", 2017.

• SERRANO, J. P. B, CORROCHER, M. C.; SANTOS, H.; MELO, P.; ROTTA, I. S. Análise sobre o setor de costura numa empresa têxtil: Estudo de caso no setor visando ferramentas lean manufacturing e suas aplicações. VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2017, Ponta Grossa - PR. "Engenharias no Setor Alimentício", 2017.

APRESENTAÇÕES