Segunda-Feira - 22 de janeiro de 2018
Alunos da EJA e de Pedagogia desenvolvem ações em conjunto incluindo regências de aulas

Em atividades que aliam a teoria à prática, alunos do curso de Pedagogia desenvolveram, no fim do ano passado, ações em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Adalgisa B. P. Franzini", na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Em outubro, os graduandos receberam a visita dos alunos EJA na Instituição e, em novembro, visitaram a escola para conhecer o espaço e atuarem como docentes em aulas em grupo, sob supervisão. As atividades foram organizadas e planejadas pela Profª Dra. Ana Carolina Kastein Barcellos, responsável pela disciplina de Fundamentos da Educação de Jovens Adultos no curso.

Na visita à FHO, os convidados receberam informações sobre os cursos e atendimentos prestados ao público e andaram pelo Campus, quando tiveram a oportunidade de participar da Campanha de Câncer de Mama "Outubro Rosa", realizada no período. A experiência foi muito importante e gratificante para os alunos, conforme salientou a coordenadora da escola municipal, Ivanete Dorta.

No mês seguinte, os alunos de Pedagogia se dividiram para aplicação das atividades na Escola. O encerramento das atividades incluiu a apresentação de um coral, acompanhado pelo som do violão, tocado pela aluna Bárbara G. Camargo, e a apresentação da letra da música, em Libras, pela aluna Fernanda Theodoro - ambas do sexto período.

A partir da experiência, nossos graduandos perceberam que o aluno da Educação de Jovens e Adultos é o formador do próprio conhecimento e que ao apresentar uma riquíssima bagagem de experiências, elas devem ser trabalhadas, juntamente com outros saberes, sob a mediação do professor, para que possam construir seus conhecimentos de forma autônoma, contou a professora Ana Carolina.

Sb