Quinta-Feira - 23 de novembro de 2017
Equipe IÚNA AeroDesign celebra participação na 19ª Competição SAE Aerodesign

Na última semana, a Equipe IÚNA Aerodesign reuniu-se com integrantes da Direção da FHO| Fundação Hermínio Ometto para compartilharem os resultados e experiências da 19ª Competição SAE Aerodesign, que aconteceu de 26 a 29 de outubro, no DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos/SP.

O encontro ocorreu no Auditório e contou com a presença do Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes, do Pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Olavo Raymundo Jr., da Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini e do professor orientador do Projeto Aerodesign, Me. Alan Ribeiro dos Reis. "Hoje saímos um pouco da nossa rotina de quinta-feira para fazermos uma reunião especial. Porque além de realizarmos o fechamento do Projeto IÚNA 2017 também prestamos uma homenagem à nossa equipe e a nossa trajetória, junto à faculdade", disse o capitão da equipe, João Paulo Borges.

A Competição SAE BRASIL AeroDesign tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. A participação dos alunos de Engenharia acontece a partir do desenvolvimento de um projeto aeronáutico - concepção, projeto, construção e testes - e da adequação do aeromodelo à desafios reais, enfrentados pela indústria aeronáutica. Além disso, são necessários aos alunos habilidades para o trabalho em equipe, pesquisa, planejamento e foco, para atingir os objetivos do projeto.

Ao todo, 225 equipes se inscreveram para a 19ª edição, representando instituições de ensino superior de todo o Brasil, além do México e Venezuela. Durante a competição, as avaliações são realizadas em duas etapas: Projeto e Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho. "Nossa equipe é nova em relação às outras instituições. Sabendo disso, fomos para a competição com o intuito de aprender. E ficamos muito felizes com a experiência. Aprendemos no que temos que melhorar e já trouxemos isso como missão para o ano que vem. Mas também vimos que somos muito bons na construção de estrutura, e a diferença que fez a impressora 3D, que a Instituição adquiriu para o Projeto. Fomos a equipe que mais utilizou peças 3D na construção da aeronave e outros grupos vieram conhecer nosso projeto com curiosidade sobre os processos de fabricação e utilização das peças com eficiência", comentou João Paulo Borges.

A dedicação e o trabalho da equipe, e os resultados apresentados, são motivo de muito orgulho para a FHO. "Em nome do Centro Universitário quero parabenizar cada um dos integrantes. Junto com esse avião, voou muita coisa. Voou o nome da Instituição e o curso de Engenharia da FHO. Voou o conhecimento que vocês adquiriram nas disciplinas e transformaram de forma prática. Voou o espirito de equipe, que talvez seja a coisa mais importante deste projeto. E também voou o esforço de futuros engenheiros. Ficamos muito felizes de ver o trabalho de vocês", comentou o Reitor, Prof. Dr. Mendes.

Quando um grupo de estudantes de engenharia constrói uma aeronave e ela conclui a missão de voo, a tradição determina que eles assinem a asa deste aeromodelo. Pelo restante da vida do Projeto Aerodesign da FHO, a asa estará lá, lembrando todos deste momento. Assim, cada um dos integrantes deixou sua marca, seguidos do orientador, Prof. Alan. "A minha missão aqui é participar do processo de crescimento de vocês. Como professor e educador, quero ver vocês evoluindo. O que vocês estão recebendo hoje, é fruto do trabalho que vocês realizaram. E é plenamente merecido. Muito obrigado", disse ele.

- Equipe IÚNA Aerodesign no Jornal da EPTV São Carlos e Araraquara

- Equipe IÚNA Aerodesign ao vivo no Bom Dia SP