Quarta-Feira - 16 de agosto de 2017
Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Simpósio de Psicologia e Cidadania da FHO

Evento aberto à comunidade abordará o tema ''Suicídio: precisamos conversar sobre isso''

O Curso de Psicologia da FHO tem realizado eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Assim, nos dias 11 e 12 de setembro, promoverá a 13ª edição do Simpósio de Psicologia e Cidadania, destinado à comunidade interna e externa. Este ano, o tema "Suicídio: precisamos conversar sobre isso", envolverá uma discussão com profissionais de diversas áreas, abordando os assuntos sobre diferentes perspectivas.

Os interessados devem se inscrever pelo site e as vagas são limitadas. A taxa de participação é de R$25 para estudantes e R$50 para profissionais.

Os interessados devem se inscrever pelo site: link.

Programação

11/09

- 8h30 às 11h - Mesa Redonda - Suicídio: processos de luto e formas de comunicação
- Local: Auditório do Bloco A
- Eliana das Graças dos Santos Tibana, psicóloga clínica, Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Possui Aprimoramento em Luto e Morte pela PUC-SP e Curso de Luto por Suicídio pelo Instituto Sedes Sapientiae.
- Profa. Dra. Fernanda Cristina Marquetti, Terapeuta Ocupacional. Pós-doutora em Saúde Pública pela USP. Docente do programa de pós-graduação interdisciplinar em saúde da Unifesp. Responsável pelo diretório de pesquisa CNPQ Percursos suicidas.

- 19h30 às 20h - Abertura oficial do evento
- Local: Auditório do Bloco A

- 20h às 22h - Conferência de Abertura - Suicídio e Depressão: epidemiologia, fatores de risco e avaliação
- Local: Auditório do Bloco A
- Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista, Psicólogo pela Universidade São Judas Tadeu, com mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro da Rede Mundial de Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

12/09

- 8h às 9h - Roda de Conversa - Suicídio e tentativas de suicídio: relatos de experiência em Psicologia
- Local: Auditório do Bloco A
- Profa. Dra. Raquel Pondian Tizzei
- Profa. Ma. Camila Carmo de Menezes

- 9h30 às 11h - Mesa Redonda - Comportamento Suicida: mitos, fatores protetivos, fatores de risco e atenção à ocorrência
- Local: Auditório do Bloco A
- Gabriela Cremasco
- Psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco com ênfase em Avaliação Psicológica (bolsista CAPES). Realiza pesquisas no campo da saúde mental, atuando principalmente com os temas depressão e suicídio.
- Dr. Ronnie Peterson Meyer
- Médico formado pela Universidade Severino Sombra - Vassouras - RJ. Médico Emergencista na Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. Médico Intensivista na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro e Hospital São Rafael. Diretor Médico do Samu Regional de Rio Claro.

- 19h30 às 22h - Mesa Redonda - O suicídio e as demandas para a Psicologia Local: Auditório do Bloco A
- Elis Regina Souza Peito Urtubia Cornejo
- Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/BS). É colaboradora e pesquisadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Atua como facilitadora dos Grupos de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio Vita Alere (Vila Mariana/SP e Baixada Santista) e é psicoterapeuta na abordagem psicanalítica.
- Helton Marculino de Souza
- Especialista em saúde mental pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em psicologia analítica Junguiana pela UNICAMP. Membro fundador do Instituto Gaia Psicologia Analítica.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sexta-feira
26°C
16°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade