Quinta-Feira - 10 de agosto de 2017
Aluno de Enfermagem e professora da FHO contam suas experiências no Programa de Bolsas Top España

A partir deste ano, a FHO|Uniararas e o Santander Universidades oferecem um intercâmbio para aprendizado da língua espanhola, por meio do Programa de Bolsas Top España, que tem como objetivo incentivar alunos de graduação e professores a aprimorarem seus conhecimentos no idioma e na cultura espanhola, por meio de um curso de três semanas, com todas as despesas pagas pelo Santander, em uma das instituições mais tradicionais da Europa: a Universidad de Salamanca.

O aluno do 3º período matutino do curso de Enfermagem, Luiz César Gerotto Junior, e a professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da FHO, Dra. Rosana Catisti foram aprovados no processo seletivo para o Programa e compartilharam um pouco da experiência, gratificante e enriquecedora, que tiveram neste período:

"A cidade de Salamanca é maravilhosa, pela arquitetura, cor e luzes. Seus palácios, monastérios, universidade, igrejas e catedrais são divinos. Tivemos muitas atividades durante as três semanas: pela manhã aulas e à tarde, passeios pela cidade acompanhados por guias professores de história, muito competentes. Aos finais de semana, a universidade proporcionava pacotes turísticos a cidades espanholas. Tudo muito rico. Em 2018, a Universidad de Salamanca completa 800 anos. É uma das mais antigas da Europa e seus prédios estão distribuídos por toda a cidade. São construções magníficas, com professores e funcionários muito gentis e educados. Minhas aulas de espanhol eram no prédio da Física. No centro do prédio havia um teto alto, de vidro, em forma de pirâmide, de onde pendia um grande pêndulo de Foucault, que registra as oscilações do movimento da Terra. No intervalo das aulas não conseguia tirar os olhos do pêndulo! As aulas eram incríveis: com muitas atividades, tarefas em sala, tarefas para casa e muitas provas. Confesso que tive que estudar muito, mas aprendi bastante. Fiz também um curso de cultura espanhola, que adorei. Apaixonei-me pela Espanha! Sinto-me privilegiada por ter ganho esse presente! Essa foi uma experiência incrível e inesquecível"!

Dra. Rosana Catisti, docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da FHO

"Fiquei muito feliz por ter sido contemplado com o intercâmbio. Esta foi a minha primeira experiência fora do país e viajando de avião, então tornou-se ainda mais incrível. Tudo foi fantástico, desde a recepção da equipe do Santander Universidades, em São Paulo, até a chegada em Salamanca. Estava bem apreensivo no começo, indo para outro continente, conhecendo uma outra cultura, uma outra língua e viajando com pessoas, de todo o Brasil, que eu nunca tinha visto antes, mas tudo foi maravilhoso. A Espanha é um país maravilhoso e Salamanca é uma cidade incrivelmente acolhedora, em alguns dias já me sentia morador da cidade. Conheci Toledo e Madri, assim como Porto e Coimbra, em Portugal, porém Salamanca ganhou um lugar especial no meu coração. A Espanha me mostrou como é um país padrão europeu. As pessoas têm muita consciência social e são muito corretas, as ruas são extremamente limpas e o nível de segurança é fora do normal.

É difícil falar de uma universidade com 800 anos de história, porém o que acho mais legal é que eles não têm um Campus, a universidade é espalhada por uma parte da cidade. Tínhamos três horas de aula por dia e duas professoras ótimas. Fui sem saber nada de espanhol e voltei com uma bagagem enorme graças a elas. Elas incentivavam os alunos a andarem pela cidade, entrarem em lojas, bares e mercados para falarmos com os nativos, assim como viajar e conhecer outras cidades para aproveitarmos o máximo da viagem. Apesar de serem três semanas, elas fizeram com que eu crescesse muito. Conhecer outro país é indescritível. Toda a cultura que podemos agregar a nossa vida é fantástica. Mas esse Programa também fez com que eu conhecesse a cultura do meu próprio país. Fiz amigos cearenses, paraenses, gaúchos, paulistas, pernambucanos, maranhenses, mineiros e capixabas. Por tanto, me enriqueci com a cultura estrangeira e nacional, evolui ao conhecer a história deles, a cultura e até as palavras diferentes que eles usam".

Luiz César Gerotto Junior, aluno de Enfermagem da FHO