No fim do semestre, alunos do 5º período do curso de Ciências Econômicas participaram do XXII Encontro Nacional de Economia Política, realizado pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), na Unicamp, em Campinas (SP), com o tema "Restauração Neoliberal e as Alternativas na Periferia em Tempos de Crise do Capitalismo". Os alunos participaram de palestras e grupos de trabalhos, com o objetivo de ampliar os conhecimentos na área de economia política.
A palestra, "150 anos de lançamento do livro I de O Capital", ministrada pelos professores José Paulo Netto (UFRJ), Luiz Gonzaga Belluzzo (UNICAMP) e pelo cientista político alemão e especialista na obra de Marx, Michael Heinrich, abordou a importância do estudo do livro como um dos meios de compreensão do sistema capitalista, além de apontar a atuação de Marx em outras áreas, como sociologia e filosofia.
Na segunda parte do evento, grupos de trabalhos foram criados para promover a reflexão, debate e possíveis soluções dos temas propostos pelo congresso, entre eles: "Teoria Marxista da Dependência", "História do Pensamento Econômico Brasileiro" e "Economia Política da Macroeconomia". Para a aluna da FHO|Uniararas, Francis Hellen da Costa, a participação nesta atividade foi muito importante, pois possibilitou o conhecimento de autores até então desconhecidos, que oferecem uma nova forma de pensar no processo de formação do Brasil, tornando o conhecimento sobre a visão economista e a visão sociológica, mais completo.
Ainda no mesmo dia, os alunos também acompanharam a palestra do professor e economista, Costas Lapavitsas, "Políticas de austeridade e as alternativas na periferia em tempos de crise no capitalismo", sobre o início da crise na Grécia e sobre como as políticas de austeridade contribuíram para que ela se agravasse.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339