Terça-Feira - 18 de julho de 2017
I Simpósio do NTA promove reflexões sobre inclusão e acessibilidade

Durante o 12º Congresso Científico - "Desafios de Viver no Século XXI", o Núcleo de Tecnologias Assistivas (NTA) da FHO|Uniararas realizou a I edição de seu Simpósio, com oficinas de inclusão e acessibilidade destinadas aos colaboradores da Instituição. O trabalho de mobilização envolveu, primeiramente, cinco professores de todos os cursos, e até o fim do ano será estendido aos demais colaboradores da área acadêmica e administrativa.

As atividades foram divididas em quatro salas. A primeira delas abordou a história da acessibilidade e da luta das pessoas com deficiência para conseguirem seus direitos, por meio de um rico material, disponibilizado pelo "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência", organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo. Doze painéis, representantes das temáticas abordadas no Memorial, e um tour virtual pelas dependências da sede, localizada na capital paulista, proporcionaram aos grupos uma visão global dos assuntos que seriam tratados a seguir.

Na segunda sala foram compartilhadas as ações de inclusão e acessibilidade que vem sendo realizadas pela FHO|Uniararas. De acordo com a Coordenadora de Comunidade e Extensão, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini e com o Gerente de Projetos e Suprimentos e integrante do Núcleo de Acessibilidade, Daniel Zutin, a partir de uma análise técnica sobre as condições de acessibilidade do campus estão sendo realizadas as reformas e adaptações de estrutura e mobilidade necessárias aos alunos, funcionários e visitantes. Recentemente, a Instituição aplicou pisos táteis em todo o Prédio Central, bem como na nova Cantina, no Prédio da Farmácia e da Educação Física. Além disso, elevadores, rampas internas e externas ao campus e novas vagas para deficientes nos estacionamentos estão sendo incluídas nas áreas existentes.

O Simpósio também apresentou diferentes tecnologias assistivas, projetadas para garantir a inclusão das pessoas com deficiência motora, visual e auditiva. Mas foi a última sala, que proporcionou uma das melhores experiências: o desafio de viver, na prática, as dificuldades que uma pessoa com deficiência auditiva, visual e motora encontra no dia a dia. "Quando não conseguimos nos comunicar, nos sentimos fora do mundo. Trabalhando em grupo, nossos professores tiveram que aprender a agir na desordem, na diferença, mudando aquilo que estamos acostumados e que faz parte do nosso dia a dia", explicou a Profª Ma. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz, responsável pelo Núcleo de Tecnologias Assistivas.

A participação expressiva de todos possibilitou o sucesso desta iniciativa, tanto para a compreensão da temática quanto para o compartilhamento das ações que vem sendo realizadas pela Instituição. O resultado foi muito positivo, conforme exposto em algumas das mensagens deixadas pelos docentes, ao final da atividade:

"Respeitar as diferenças é fazer parte de uma sociedade mais igualitária, justa, que acredita nos potenciais do ser humano".

"Parabéns à FHO|Uniararas e ao Núcleo de Acessibilidade e NTA pelas ações. Valorizar as diferenças e conviver com elas é o caminho para um futuro melhor!".

"Obrigada de coração pela experiência proporcionada. Juntos somos multiplicadores, sempre com responsabilidade".

"Me alegra pertencer a uma Instituição que se preocupa e trabalha para integrar cada vez mais a diversidade. Gratidão!".

"Agradeço por este momento de novos saberes!".

"Parabéns pela iniciativa! Conteúdo importantíssimo para nos aperfeiçoarmos enquanto professores e mais humanos para lidarmos com as diferenças".

Confira as fotos:

Sb