Quinta-Feira - 29 de junho de 2017
Alunos de Fisioterapia realizam campanha de prevenção de asma com alunos do ensino médio

Os alunos Bruna Berto, Daniela Pelissari, Oquezana Silva, Ricardo Timm e Simone Andrade, do 7º período do curso de Fisioterapia, realizaram uma campanha de prevenção de asma com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Marciano Toledo Piza, em Rio Claro (SP). A atividade integrou a disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional II, ministrada pela Profª Dra. Cristina Aparecida Veloso Guedes e pela Profª Esp. Gislene Prado.

A ação, teve como objetivo promover a prevenção e orientação sobre a asma e bronquite asmática e conscientizar os adolescentes sobre a doença, com a apresentação dos fatores de risco, fatores desencadeantes, sintomas, tratamento, cuidados e prevenção.

Ao final da explicação e de um levantamento, foram encontrados 52 alunos com asma ou bronquite asmática na escola, o que levou o grupo a realizar um novo encontro com os estudantes, para a apresentação do tema e demonstração de exercícios respiratórios para fortalecimento da musculatura respiratória. De acordo com os alunos, a ação desenvolvida foi muito importante, pois também serviu para auxiliar na formação e aprendizado dos jovens e adolescentes na busca de uma participação ativa na comunidade escolar.