Quinta-Feira - 11 de maio de 2017
Projeto Impacto Autista realiza 12º encontro no mês de abril

Presidido pela professora da FHO|Uniararas, Ma. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz, o Projeto Impacto Autista, em parceria com a ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realiza seu 12º encontro este mês. O projeto objetiva explorar conceitos sobre as questões relacionadas ao autismo e propiciar proposituras de intervenções para pessoas nestas condições.

Em encontros anteriores, foram discutidas questões multidisciplinares sobre o autismo com a presença de profissionais de áreas diferenciadas. A temática "Isonomia x Igualdade: transformando vidas, famílias e sociedades", abordou a constituição dos direitos para as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento; "O Universo do Autista: ordenamento jurídico brasileiro e clínica para transtornos do espectro autista", trouxe questões sobre as intervenções clínicas no campo da saúde, sinalizadas por profissionais da medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, entre outras áreas; e a temática "Direito Internacional: intervenções para transtorno do espectro autista", discutiu o direito comparado entre as nações.

Do quarto ao décimo primeiro encontro foram abordados os temas "Estatutos e Convenções: assistência educacional às pessoas com transtorno do espectro austista"; a Lei Berenice Piana (Lei nº. 12.764/12); "Legislação Educacional: assistência educacional às pessoas com transtorno do espectro austista"; "Intervenções e ações junto às pessoas com transtorno do espectro austista"; "Assistência Social e Tecnologias Assistivas: ações junto à pessoas com transtorno do espectro autista"; "Direito Penal: autismo e legislação" e "Profissionalização, Mercado de Trabalho e Transtornos Globais do Desenvolvimento", que envolveu um mapeamento referente à inclusão de autistas no mercado de trabalho no estado de São Paulo; e "Políticas Públicas: programas institucionais de apoio para as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento". O Coral Unimid da FHO|Uniararas, sob coordenação da Profª Dra. Claudia Cristina Fiorio Guilherme, também esteve presente abrindo um dos encontros.

Para o décimo segundo encontro, realizado em abril, sob a temática "Impacto Autista: em busca de significações", espera-se o lançamento de um documento que aborde em versão comemorativa, o histórico de militância do projeto, em busca da criação de oportunidades reais aos autistas, suas famílias e profissionais.

As atividades promovem a multiplicação de conhecimentos e alternativas para processos de intervenções por meio de profissionais de diferentes áreas, que compartilharam, por meio de oficinas e apresentações, suas experiências e estudos sobre o autismo.

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Sb
27°C
14°C
Chuva: 0 % (0 mm)
Menu Acessibilidade