Quinta-Feira - 11 de maio de 2017
A importância da pesquisa para o desenvolvimento da educação é tema de palestra em Congresso

A importância da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento e da educação foi tema de debate no dia de 30 de março, durante a 3ª edição do Congresso de Programas de Pesquisas Globais - "Impacto Conexões: Múltiplas Conexões por Múltiplos Impactos", realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), na Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A influência da pesquisa no contexto das ciências educacionais, jurídicas e da saúde, com a exposição de experiências dos pesquisadores dos Programas de Pesquisas Globais da FHO|Uniararas, foi abordada por professores da Instituição, que também falaram sobre metodologias ativas, o novo contexto pedagógico e o protagonismo da pesquisa.

Presidido pela Profª Ma. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz, o evento contou com a presença da Profª Dra. Miriam de Magalhães Oliveira Levada, representando o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa da FHO|Uniararas, Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto. A professora proferiu palestra sobre a importância da pesquisa científica na formação do profissional e salientou a necessidade de que ela seja incentivada, em virtude de sua eficácia no contexto educacional.

Na ocasião também foram debatidos, pelo Prof. Dr. Washington Fonseca, os aspectos legais do transplante de órgãos no Brasil e as vicissitudes da pesquisa para o incremento da organização e logística do tema.

Lançamentos

Na ocasião, também foi lançado o 2º volume dos livros periódicos "Conexões", organizados pelos professores Ma. Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz e Me. William Ricardo de Almeida Marchi.

A novidade do evento foi o lançamento da 2º Edição da revista científica Impacto Conexões, também idealizada pelos professores. A edição contém artigos relacionados às ciências jurídicas, em transdisciplinariedade com outras linhas de pesquisas. Para o próximo volume, esperam-se publicações ligadas às Novas Tecnologias.

O evento também contou com o lançamento de livro do Diretor-Presidente do ILP, Dr. Rodrigo Tritapepe, "Plano de Negócios: Terceiro Setor", um guia prático passo a passo para o empreendedor ter sucesso em sua ONG, OSC, OS e OSCIP. Durante o Congresso, a Profª Talita Cruz falou também sobre a surdez e o autismo, lembrando que "o principal é tornar possível a inclusão" e destacando a importância de novos estudos sobre a temática.

Quinta-feira