Sexta-Feira - 25 de novembro de 2016
Oficina de Salvamento Aquático é um dos destaques do IX Workshop de Enfermagem

Visando a capacitação de alunos e profissionais, o IX Workshop do curso de Enfermagem envolveu em sua programação oficinas ministradas por profissionais de referência com vivência prática na área.

Na tarde do dia 22, a oficina "Salvamento Aquático" foi ministrada pelo Coordenador do SAMU de Pirassununga, Enf. Francisco Paulo de Souza, especialista em Atendimento Pré-Hospitalar.

As alunas do curso tiveram a oportunidade de participar de um treinamento de resgate na piscina e a lidarem com algumas das dificuldades da ação: o desespero da vítima, as condições da água, o desgaste físico e a adrenalina. "Daí a importância do treinamento e dos profissionais de enfermagem estarem envolvidos com isso. Não só pelo afogamento, mas porque hoje ainda estamos simulando uma vítima em trauma, o que exige muitas técnicas corretas de salvamento. Às vezes achamos que esta retirada é fácil, e não é. Mas ela faz parte da emergência e por isso nós também podemos estar envolvidos neste atendimento, desde a retirada da água até o suporte básico de vida. Todo o procedimento faz parte do atendimento vítima", explicou o Enf. Souza.

Durante as simulações, as alunas aprenderam técnicas de resgate e retirada com e sem o uso de equipamentos, acompanhadas pelo Enf. Souza, com a participação da enfermeira especialista em APH, Nathália Teixeira Silva. Na ocasião, Souza também aproveitou para destacar a diferença de um resgate em outros locais, como rios, lagos e represas. "Nestes locais ainda temos que lidar com possíveis correntezas, pedras e funis, que trazem mais dificuldade para o socorrista. Nestes casos, sempre orientamos o profissional a não entrar na água a menos que tenha capacitação para o resgate e, se este for o caso, a utilizar os equipamentos de auxílio".

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Clima em Araras

Quinta-feira
23°C
19°C
Chuva: 90% (25 mm)
Menu Acessibilidade