Terça-Feira - 22 de novembro de 2016
Aluno de Biologia faz estágio na área de agricultura nos Estados Unidos

O aluno do curso de Biologia da FHO|Uniararas, Victor Pereira de Lima se prepara para mais um ano de estágio na área de agricultura nos Estados Unidos. Após morar no país e trabalhar na Glades Crop Care, na cidade de Jupiter, Flórida, o biólogo teve seu contrato renovado para mais uma experiência no monitoramento de pragas e doenças nas culturas de milho, alface, repolho, arroz e cana-de-açúcar. "Também fui responsável por realizar a coleta de amostras de folhas de alface para análises laboratoriais para detecção de microrganismos patogênicos como Salmonela sp. e Escherichia coli, uma vez que o controle sanitário nos Estados Unidos é extremamente rigoroso. Se há detecção de um destes microrganismos em alguma amostra, é realizado o controle pelo método da erradicação", explicou ele.

Durante a graduação, Victor também estagiou por três anos na Monsanto do Brasil, quando decidiu seguir na área vegetal - especificamente em entomologia e fitopalogia. "Mas sempre sonhei em morar nos Estados Unidos e conhecer toda a tecnologia que eles disponibilizam para a pesquisa, o que me levou a procurar oportunidades de estágio por lá. Uma colega de trabalho, Marina Gouvêa, havia realizado estágio de conclusão de curso em Oklahoma e me motivou a procurar oportunidades fora do Brasil. Foi quando encontrei o "The Ohio Program" e decidi me inscrever. Meu currículo foi bem avaliado e me chamaram para uma primeira entrevista em inglês. Posteriormente, passei por mais três entrevistas e finalmente fui selecionado", contou.

As atividades extracurriculares promovidas pela FHO|Uniararas foram um dos destaques do currículo de Victor. "Eles me perguntaram por que eu tinha tantas participações na Feira das Profissões e nas Semanas da Biologia. Eu expliquei que na minha universidade sempre há esses eventos, com palestras e minicursos, que nos ajudam a fomentar nosso conhecimento e enriquecer nossa formação", disse ele. "Aproveitei muito meus anos de graduação. Meus professores foram os melhores e meus coordenadores também. Além disso, sempre que precisei os técnicos de laboratório estavam prontos para tirar qualquer dúvida. Toda infraestrutura que a FHO|Uniararas oferece é maravilhosa, com laboratórios completos, ampla biblioteca e muitos computadores. Isso foi fundamental para minha formação e para chegar onde estou hoje".

Entre os planos para o futuro, Victor buscará dar continuidade aos estudos no país por meio de um mestrado na Universidade da Flórida. E nós estaremos na torcida por ele!

Sb