Quinta-Feira - 19 de fevereiro de 2009
Trabalho sobre Ecoturismo, de autoria do Professor Helio Hintze, do curso de Gestão e Saneamento Ambiental da UNIARARAS, é destaque na mídia

O Professor Helio Hintze, do curso de Gestão e Saneamento Ambiental da UNIARARAS, apresentou recentemente sua dissertação de mestrado, realizado na ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da USP - Universidade de São Paulo.

O tema "Ecoturismo na cultura de consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo?" despertou bastante interesse e teve repercussão em diversos órgãos da mídia especializada.

A seguir, encontram-se uma síntese da abordagem e os links onde poderão ser acessadas mais informações sobre o tema.

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar o ecoturismo. Buscou-se averiguar a existência de uma preocupação com a educação ambiental (e quais os princípios que a regem) nas atividades e pacotes ecoturísticos comercializados pelo mercado. Para atingir tal objetivo, procurou-se conhecer o termo ecoturismo a partir das perspectivas da cultura de consumo e da sociedade do espetáculo e sob tal enfoque discutir suas relações com temas como turismo e consumo, natureza e educação ambiental; buscou-se também identificar as bases filosóficas do trabalho ecoturístico (particularmente em sua relação com a questão da educação ambiental) desenvolvido pelas operadoras de tais atividades; e por fim, realizar crítica conceitual acerca das relações entre os assuntos abordados pela dissertação. Foram entrevistadas 03 operadoras do mercado ecoturístico e 03 pesquisadores de áreas relacionadas aos temas propostos. O texto da dissertação foi produzido a partir das informações obtidas por levantamento bibliográfico em diálogo com as opiniões obtidas nas entrevistas no trabalho de campo. Concluiu-se que o ecoturismo como atividade de mercado é pouco utilizado para a disseminação da consciência ambientalista por conta das operadoras terem uma visão da educação ambiental que a aproxima da educação formal e que tal característica não deve ser integrada às atividades turísticas momentos de diversão e lazer; constatou-se também que o ecoturismo é uma atividade que produz subjetividade consumista nos participantes do processo e reafirma o tempo espetacular do capital.

Sb