Terça-Feira - 08 de novembro de 2016
Instituição compartilha nova versão de seus Princípios e Valores e lança Código de Conduta

Desde a sua origem, a FHO|Uniararas tem baseado sua atuação em Princípios e Valores que sempre foram transmitidos por seus fundadores e percebidos por todos os que se relacionaram e se relacionam com a Instituição: colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade em geral.

Em um trabalho que envolveu toda a comunidade universitária, estes Princípios e Valores foram oficializados. Este ano, novamente com a participação da comunidade universitária, eles foram reescritos, com uma nova linguagem - mais moderna e direta, mas sem perder a sua essência.

Por meio de apresentações, a Direção tem se empenhado em compartilhar com todos os funcionários administrativos e docentes da Instituição estes fundamentos, que devem reger a atuação de todos que fazem parte da comunidade universitária para o cumprimento diário da nossa Missão: "Promover a aprendizagem, a geração e a difusão do conhecimento, formando o profissional competente e o cidadão compromissado com a construção de uma sociedade justa".

Para isso, além dos Princípios e Valores, também estão sendo apresentados aos colaboradores o novo Código de Conduta e o Manual de Orientações para Conduta nas Redes Sociais, documentos que trazem para o dia a dia das funções, as práticas que devem ser adotadas institucionalmente no relacionamento com todos os nossos públicos.

Para o Reitor da FHO|Uniararas, Prof. Dr. José Antonio Mendes, este é um momento muito importante para a Instituição. "Ao declararmos publicamente nossos Princípios e Valores e o Nosso Código de Conduta, atestamos nosso compromisso de incorporarmos diariamente as orientações emanadas destes documentos, viabilizando o cumprimento da nossa Missão através da participação coletiva na busca de um objetivo comum: a melhor formação para nossos alunos, enquanto profissionais e cidadãos", disse. "Desta forma, a divulgação destes documentos torna evidente os fundamentos norteadores que irão direcionar o nosso relacionamento com a comunidade interna e externa, sempre com base na ética, no respeito e na prática diária da justiça", concluiu Dr. Mendes.

Conheça os novos Princípios e Valores da Instituição:

Temos como Princípios:

• A compreensão de que o aluno é a razão da nossa existência;

• O compromisso com o desenvolvimento cultural, econômico, técnico e social do país;

• O entendimento do conhecimento como um processo em constante evolução;

• O respeito à vida, em todas as suas formas e dimensões;

• O respeito aos direitos humanos;

A justiça nos processos de decisão;

• A atuação ética e o respeito às leis;

• A defesa do meio ambiente e a busca do desenvolvimento sustentável;

• A necessidade de autonomia para o desempenho das funções e a responsabilidade que dela decorre.

O que valorizamos:

• A prevalência dos interesses institucionais sobre os individuais;

• O respeito à dignidade do ser humano, à sua individualidade e privacidade, não admitindo a prática de atos discriminatórios;

• O respeito mútuo nas relações interpessoais;

• A prática da solidariedade e a promoção da inclusão social;

• A manutenção de um bom ambiente de trabalho;

A busca do consenso e da transparência nas tomadas de decisão;

• A busca da excelência e a criatividade das pessoas para a melhoria dos processos;

• A comunicação aberta, clara e transparente;

• O equilíbrio entre as responsabilidades e as vantagens nas relações de parceria.