Sábado - 01 de outubro de 2016
1º Congresso de Programas de Pesquisa Globais - Desvendando Saberes e Conectando Conhecimentos

No dia 22 de outubro, a FHO|Uniararas realizou o 1º Congresso de Programas de Pesquisa Globais - "Desvendando Saberes e Conectando Conhecimentos". O evento foi organizado pela equipe da Profª Ma. Talita Cruz, juntamente com o Prof. Me. William Marchi e o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Instituição, Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto.

Na cerimônia de abertura, além dos organizadores, compuseram a mesa a Coordenadora de Comunidade e Extensão da FHO|Uniararas, Profª Ma. Cristina da Cruz Franchini, o Profº Esp. Wagner Marchi e Rodrigo Tritapepe, Diretor de Departamentos da ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representando o Presidente da ALESP, Dr. Fernando Capez.

Para a abertura cultural, os alunos da Escola Estadual Judith Ferrão Legaspe apresentaram uma bela releitura teatral da obra da literatura brasileira "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, seguida de fala do Prof. Dr. Marcelo Esquisatto e de membros da mesa.

O Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa destacou a sua satisfação com as publicações realizadas, relembrou o processo de constituição dos Programas de Pesquisas Globais e acrescentou votos de sucesso a todos os envolvidos, com destaque para a formatação de desenvolvimento das atividades realizadas pela Profª Talita, juntamente com a sua equipe.

Componentes do corpo de colaboradores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também estiveram presentes no evento, que contou com a palavra de Rodrigo Tritapepe acerca da satisfação de pertencer aos Programas de Pesquisa Globais e com a sua declaração de apoio estadual à FHO|Uniararas.

Após a solenidade, Paulo Augusto Cruz ministrou a palestra "Desvendar Saberes e Conectar Conhecimentos", levando todos a um exercício reflexivo sobre a importância da pesquisa. Posteriormente, o Prof. William Marchi introduziu os Programas, bem como as linhas de pesquisa e os pesquisadores em exercício, dando início à apresentação dos trabalhos publicados.

Pesquisadores dos grupos de pesquisa "Transtornos globais do desenvolvimento e Transtornos do Espectro Autista (PPGTEA)", "Tecnologias Assistivas e Acessibilidade (PPGTAA)", "Políticas Públicas (PPGPP)" e "Saúde, Ciências Educacionais e Jurídicas (PPGSCEJ)" apresentaram os trabalhos publicados nos livros, lançados durante o evento e organizados pelos professores Talita e William.

De acordo com o Prof. Dr. José Antonio Mendes, Reitor do Centro Universitário Hermínio Ometto, o evento permitiu a reunião de profissionais de diferentes áreas em torno de um objetivo comum, transformando experiências e relatos em uma excelente contribuição para área de Políticas Públicas.

A 2ª Edição do Congresso de Programas de Pesquisas Globais será realizada no primeiro semestre de 2017.

Chuva: 67% (17 mm)