Quinta-Feira - 06 de outubro de 2016
Projeto de Extensão em Orientação Vocacional de Psicologia é publicado em livro

Os resultados obtidos no Projeto de Extensão Orientação Vocacional da FHO|Uniararas, nos anos de 2013 a 2015, foram recentemente publicados no livro Juventudes e sociedade no Brasil: estudos transdisciplinares (Volume 1) (Editora Prospectiva, 517p.), organizado pelo Prof. Otávio Luiz Machado - líder do grupo "Juventudes, sociedade e a formação humana", da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Lançada este mês, a publicação reúne uma coletânea de artigos científicos que contribuem de forma significativa para o avanço da área.

O capítulo "Orientação vocacional na escola: contribuições da Psicologia para os projetos de vida de adolescentes do ensino médio" (p. 127), escrito pela Profª Dra. Tatiana Oliveira Zanfelici, docente do curso de Psicologia da FHO|Uniararas, apresenta o Projeto de Orientação Vocacional, vinculado à Coordenadoria de Comunidade e Extensão e desenvolvido pelos alunos do curso de Psicologia da Instituição.

O projeto é conduzido pela docente desde 2013 tem como público-alvo os jovens de escolas públicas, em especial os alunos do 3º ano do Ensino Médio. No capítulo é apresentado brevemente "a história da Orientação Vocacional no Brasil, o envolvimento da Psicologia neste contexto e a mudança dos paradigmas que conduzem as práticas de Orientação Vocacional". Também são abordados os pilares que sustentam as oficinas, as atividades propostas aos alunos das escolas parceiras, bem como dados referentes ao perfil dos alunos atendidos e algumas discussões inspiradas pelos mesmos.