A Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e a empresa biofarmacêutica Biozeus realizaram o Prêmio Biozeus de Inovação para o Mercado, que contemplou três pesquisadores nacionais, com intuito de promover o desenvolvimento de projetos em novos fármacos de uso humano, que contribuam para a necessidade médica global. O evento ocorreu durante a sessão de encerramento da XXXI Reunião Anual da FeSBE, dia 1º de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O primeiro lugar da premiação foi conquistado pelo grupo de pesquisa da FHO|Uniararas, sob supervisão do Prof. Dr. Mauricio Ventura Mazzi. O trabalho "Purificação de uma protease básica de baixo peso molecular com atividade antibacteriana de cascavel Crotalus durissus terrificus", está sendo desenvolvido pelo aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da Instituição, Daniel Batista da Cunha, com colaboração dos discentes Deborah Maria de Paula Estevam; Luriany Pompeo Ferraz; Flávia Lino Pollettini; Silvana Pinotti Muller; Alfai Antonio Armando Alfandega; e os docentes Prof. Dr. Armindo Antonio Alves; Profª Dra. Ana Laura Remedio Zeni Beretta; Profª Me. Juliana de Oliveira Navarro; Profª Dra. Katia Cristina Kupper e Prof. Dr. Mauricio Ventura Mazzi.
O segundo e terceiro lugar foram atribuídos à pesquisadora Lhiri Hanna De Lucca, do Instituto Butantan, de São Paulo, e à pesquisadora Adriana Ferreira da Brito, da Universidade Federal de Goiás.
1º Colocado no Prêmio Biozeus de Inovação para o Mercado
PURIFICAÇÃO DE UMA PROTEASE BÁSICA DE BAIXO PESO MOLECULAR COM ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CASCAVEL CROTALUS DURISSUS TERRIFICUS.
Daniel Batista da Cunha*; Deborah Maria de Paula Estevam; L. P. Ferraz; F.L. Pollettini; Silvana P. Muller; Armindo Antonio Alves; Ana Laura R. Z. Berretta; J.O. Navarro; K. C. Kupper; A. A. A. Alfandega; Maurício Ventura Mazzi** - Programa Pós-Graduação em Ciências Biomédicas - Fundação Hermínio Ometto, Centro Universitário UNIARARAS.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339