Quarta-Feira - 14 de setembro de 2016
Mestrado em Ciências Biomédicas da FHO|Uniararas participa da XXXI Reunião Anual da FEsBE

A FHO|Uniararas, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas, participou da XXXI Reunião Anual da FeSBE - Federação de Sociedades de Biologia Experimental, realizada de 29 de agosto a 01 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). O evento internacional de divulgação científica é de grande importância dentro da Área de Avaliação do nosso mestrado na CAPES (Ciências Biológicas II - CB II).

Foram apresentados 15 painéis com resultados de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do nosso Centro Universitário Hermínio Ometto, sendo que dois deles foram escolhidos para Apresentação Oral em Módulos Temáticos e Simpósios e um recebeu o 1º Lugar do Prêmio Biozeus de Inovação para o Mercado.

Participaram do evento os alunos do mestrado em Ciências Biomédicas: Daniel Batista da Cunha, Fabricio Gibertoni, José Hyczy Fonseca Junior, Kayo Augusto Salandin Pacher, Leandro Camilo Moscardi, Meire Ellen Ligia Sommer, Silvana Pinotti Muller, Sofia Poletti, Talita Fernanda Pio e Thaís Furtado de Camargo; e os alunos de Iniciação Científica: Leonardo Bagne, Deborah Maria de Paula Estevam, Amanda Pissinatti Canelli.

O grupo foi acompanhado pelos docentes do mestrado Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto, Prof. Dr. Rodrigo Augusto Dalia e Profª Dra. Glaucia Maria Tech dos Santos, e do curso de Biomedicina, Prof. Me. Fernando Russo Costa do Bomfim, que também apresentaram seus trabalhos.

APRESENTAÇÕES ORAIS:

1. Módulo Temático: Dietas e suplementos alimentares: repercussões endócrinas, metabólicas, sistêmicas e possibilidades terapêuticas:
"ANÁLISE DA SIRT1 EMTECIDOS PERIFÉRICOS DE FÊMEAS OVARIECTOMIZADAS SUBMETIDAS À RESTRIÇÃO CALÓRICA E AO CICLO DE PESO"
Thais F. Camargo*, Kayo A. S. Pacher, Daniele R. Leite, A. M. Zanesco, C.A. Serra, Armindo A. Alves, Maria Esméria C. Amaral
Programa de Pós Gradução em Ciências Biomédicas, Curso de Biomedicina, Centro Universitário Hermínio Ometto Uniararas,Araras/SP

2. Módulo Temático: Interaction between obesity and reproductive hormones in the regulation of fertility and biological clock

"EFEITO DA RESTRIÇÃO CALÓRICA E DO CICLISMO DE PESO NA SECREÇÃO DE INSULINA E NAVIA COLINÉRGICA EM ILHOTAS ISOLADAS DE FÊMEAS OVARIECTOMIZADAS"

Kayo A. S. Pacher, Thais F. Camargo, Daniele R. Leite, Orzari L.E.; Hellmeister F.C.; Armindo A. Alves, Maria Esméria C. Amaral

1 Programa de Pós Graduação em Ciências Biomédicas
2 Curso de Biomedicina, Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas, Araras, SP.

1º Lugar do PRÊMIO BIOZEUS DE INOVAÇÃO PARA O MERCADO:

"PURIFICAÇÃO DE UMA PROTEASE BÁSICA DE BAIXO PESO MOLECULAR COM ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CASCAVEL CROTALUS DURISSUS TERRIFICUS"

Daniel Batista da Cunha*; Deborah Maria de Paula Estevam; L. P. Ferraz; F.L. Pollettini; Silvana P. Muller; Armindo Antonio Alves; Ana Laura R. Z. Berretta; J.O. Navarro; K. C. Kupper; A. A. A. Alfandega; Maurício Ventura Mazzi**
Programa Pós-Graduação em Ciências Biomédicas - Fundação Hermínio Ometto, Centro Universitário UNIARARAS.

Sb